Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

A área de Linguagens e o ensino de LP

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

A área de Linguagens e o ensino de LP

A área de Linguagens e o ensino de LP

Professora Olímpia fala sobre a relação entre a área de Linguagens e o componente de Língua Portuguesa.

 

Queridos leitores,

 

Nesta semana, daremos continuidade às inquietações de vocês, dando lugar de destaque à relação, prevista na BNCC, entre a área de Linguagens e o componente de Língua Portuguesa (LP), em função das seguintes perguntas (encaminhadas via enquete sobre a Base):

  • Organização da BNCC por áreas e disciplinas/ano: o que muda na prática?

  • Na área de linguagens, proposta na BNCC, como trabalhar com LP e gêneros digitais?


Para contextualizar a discussão e promover uma maior aproximação com os dizeres da BNCC (p. 61), no que se refere ao trabalho de Língua Portuguesa inserido na área de Linguagens, é importante considerar:

Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil.

As linguagens, antes articuladas, passam a ter status próprios de objetos de conhecimento escolar. O importante, assim, é que os estudantes se apropriem das especificidades de cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual elas estão inseridas. Mais do que isso, é relevante que compreendam que as linguagens são dinâmicas, e que todos participam desse processo de constante transformação.

A partir de tais afirmações, convido vocês para um passeio por três diferentes vídeos que, seguramente, contribuirão para a nossa prosa.

Primeiro, um vídeo voltado à organização da BNCC, especificamente da área de Linguagens:

Agora, para nos auxiliar a refletir sobre essa “nova proposta”, posta em evidência pela relação entre a área de Linguagens e o componente de Língua Portuguesa, segue o segundo vídeo, contando com a competente voz do professor Egon Rangel (PUC-SP):

Como ressaltado pelo professor Egon, é importante pensarmos nos textos contemporâneos e “na referência que uma linguagem faz à outra”, sendo os gêneros multimodais exemplos típicos desse convívio plural de linguagens.

Por fim, chegamos ao terceiro vídeo, da professora Maria Alice Junqueira (CENPEC), que retrata não apenas o convite da BNCC ao “encontro de linguagens”, mas chama a atenção para os focos de trabalho em cada prática de linguagem (leitura/escuta; escrita; oralidade e análise linguística/semiótica) do componente de Língua Portuguesa:    

Para terminar, seguem outros dois passeios virtuais, que poderão acolher, respectivamente, à primeira e à segunda perguntas de nossos leitores:

Como de costume, passo a voz a vocês, para comentários!

Bj, obrigada pelas perguntas e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literaturas e identidades, ensino de literatura, literatura de autoria feminina, formação leitora

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, poema, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000