Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Os desafios da (boa) participação dos alunos

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

Os desafios da (boa) participação dos alunos

Os desafios da (boa) participação dos alunos

Professora escreve pedindo auxílio para incentivar a participação em sala de aula. Veja a resposta da Olímpia.

Professores Queridos,

 

Com o final do ano, por vezes, percebemos que a qualidade da participação dos alunos, nos diferentes momentos da aula, tende a diminuir. Não apenas o acúmulo de demandas e de cansaço são responsáveis por isso, mas, certamente, colaboram de modo significativo!

Pensando nisso, a professora Letícia Lima, de São Paulo, resolveu enviar uma mensagem para a nossa seção.

Acompanhem:

 

Olá, Olímpia!

Tenho notado que meus alunos estão cansados e meio desmotivados. Dou aulas de língua portuguesa para várias turmas, de Ensino Fundamental II. Gostaria que você me ajudasse a pensar em como incentivar a participação reflexiva, em sala de aula. Aproveito para perguntar: qual a melhor intervenção, diante de respostas erradas?

Bj e muito obrigada.

 

Bem, professora Letícia, lidar com o cansaço e a falta de motivação não é tarefa fácil... Penso que precisamos considerar um conjunto de variáveis que “responde” pelo envolvimento e êxito dos estudantes, diante de todas as nossas propostas.

Acredito que a participação efetiva esteja ligada a variados aspectos. Vamos conferir alguns deles, clicando em passos da trilha abaixo?

 

 

 

Como vê, professora Letícia, não há uma receita, mas penso que vale a pena refletir! Ficarei na torcida para que nossos leitores possam “esticar a prosa”, certo?

Bj, muito obrigada e até já,

 

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

ensino de literatura, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina, formação leitora

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, poesia, texto literário, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000