Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Gêneros discursivos e interdisciplinaridade

Portal Escrevendo o futuro

02 de agosto de 2023

Gêneros discursivos e interdisciplinaridade

Gêneros discursivos e interdisciplinaridade

Dedicados professores,

Nesta semana, falaremos de uma questão bastante interessante, pois convoca a possibilidade de “unirmos forças” no fazer em sala de aula. Vamos entender melhor do que se trata?

Olímpia, tudo bem?

Sou Mário Costa, coordenador de EFII. Quando professor de Português, costumava trabalhar com sequências didáticas (inclusive as da Olimpíada) e projetos, de forma interdisciplinar, mas tenho dificuldade em convencer os professores da equipe para investirem nessa proposta. Como posso fazer para conseguir envolvê-los?

Abraço e obrigado.

Como vemos, o desafio (de fôlego!) é sensibilizar os professores da atual equipe para o trabalho com sequências didáticas (SD) e projetos, visando à construção de uma prática interdisciplinar.

Antes de mais nada, quero manifestar minha satisfação pela “visita” de um coordenador que não apenas vivenciou situações de trabalho com SD e projeto - e que, portanto, conhece de perto os benefícios desse fazer, do ponto de vista da aprendizagem dos alunos -, mas também entende ser importante investir na formação de sua equipe docente.

Sem dúvida, apostar em propostas que articulem as diferentes práticas de linguagem, no trabalho para o ensino de gêneros discursivos, tende a potencializar o aprendizado da turma, gerando um movimento de reflexão e análise muito significativo. Agora, se aliarmos a esse fazer a condição de “olharmos além”, pela combinação de dizeres de áreas distintas, na investigação de uma mesma questão, os efeitos serão multiplicados!

Penso que suas experiências como professor, Mário, poderão constituir um excelente ponto de partida, nesse processo de chamar a equipe para o trabalho. Para tanto, sugiro que você capriche na organização dos materiais já construídos com seus alunos e em exemplos que poderão motivar e inspirar sua equipe. Afinal, a prosa “de professor pra professor” sempre aproxima e tende a promover a troca de experiências e modos de olhar para a construção do conhecimento.

Somado a isso, acredito que uma discussão sobre a relação entre interdisciplinaridade e transversalidade poderá ajudar. O exercício de tomar um tema como referência, no intuito de favorecer o tratamento das informações pelo enfoque de diversas áreas do conhecimento, pode interessar e mobilizar a atenção e o interesse dos professores. Para tanto, você poderá partir da discussão, proposta no Programa, de olhar para o lugar onde vivemos.

Com a provocação, feita primeiro para os professores e, na sequência, para as turmas, você terá chances de fazê-los enxergar os ganhos de um enfoque investigativo, que permita elencar os problemas da comunidade, em busca de soluções.

Para ajudá-lo, segue o vídeo de uma das rodas de conversa, do Seminário Nacional Escrevendo o Futuro, na qual a professora Michele Mendes Rocha de Oliveira relata seu trabalho: um projeto interdisciplinar, com alunos do EM, atrelado ao ensino do gênero carta de solicitação, desenvolvido a partir de um problema na vida de toda a comunidade que frequentava o Instituto Federal do Amazonas, em Tabatinga (AM):

Para saber ainda mais sobre interdisciplinaridade, convidando os professores de sua equipe para um debate, seguem algumas dicas:

Entrevista – professora Michele Mendes de Oliveira

Nova Escola - Interdisciplinaridade: um avanço na educação

Artigo - O futuro das práticas de interdisciplinaridade na escola

Bj, obrigada, sucesso e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

ensino de literatura, formação leitora, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poesia, poema, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, formação docente, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000