Home
Notícias
Somos Notícia
Alunos da Universidade de Genebra conhecem o Programa Escrevendo o Futuro

Alunos da Universidade de Genebra conhecem o Programa Escrevendo o Futuro

Assunto: null
Autor(a):
16 Novembro 2017

Na última quinta-feira, dia 09/11, dois profissionais do Cenpec – Sonia Madi, coordenadora de projetos, e Esdras Soares, técnico do Programa Escrevendo o Futuro – realizaram uma videoconferência com alunos de pós-graduação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça.

A dupla apresentou para o grupo a metodologia do Programa, o histórico, a abrangência, as ações de formação, os estudos realizados ao longo dos anos, os materiais e o Portal Escrevendo o Futuro. Além disso, foram discutidos com a turma os projetos selecionados no Seminário Nacional Escrevendo o Futuro: com a palavra, o professor-autor, ocorrido em outubro deste ano. O público teve a oportunidade de fazer perguntas e entender melhor o Programa e as especificidades dos desafios brasileiros no campo da educação e do ensino da língua.

A apresentação foi feita a convite de Joaquim Dolz, docente da Universidade de Genebra. Dolz é reconhecido por seu pioneirismo no estudo e desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais na escola. O professor e pesquisador é um dos principais inspiradores da metodologia criada pelo Programa Escrevendo o Futuro e em diversos momentos colabora com as ações formativas e elaboração de materiais do Programa.

Para Sonia, a discussão veio em um momento muito propício, pois o Brasil atravessa uma fase de intensos debates sobre os rumos da educação do país, além do fato de estar em curso uma série de importantes iniciativas, como a homologação, pelo Ministério da Educação, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sonia também destaca que esse convite significa um singular reconhecimento da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, enquanto o maior programa de formação de professores de língua portuguesa das escolas públicas do Brasil.


Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310