Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literatura de autoria feminina, formação leitora, literaturas e identidades, ensino de literatura
Começam em outubro, em todos os Estados e no Distrito Federal, as ações de formação presencial da Olimpíada. A primeira fase terá a participação de 1684 educadores, sendo 1378 técnicos das secretarias municipais e estaduais de educação; 153 professores que tiveram alunos finalistas na segunda edição da Olimpíada, em 2010; e mais 153 coordenadores pedagógicos, também das escolas desses finalistas.
Os técnicos participantes são indicados pela secretaria estadual e pelas secretarias municipais convidadas pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Docentes de universidades públicas dos respectivos Estados serão os responsáveis pelas atividades. Elas serão realizadas em dois dias e meio nas capitais, com uma carga horária de 20 horas. Até o fim do ano todas as 27 unidades da federação deverão ter realizado essa primeira etapa da formação.
Estimativa é atender a 20 mil educadores
Na fase seguinte, os 1378 técnicos participantes é que irão atuar como formadores no ensino de língua portuguesa em suas respectivas redes, irradiando os conhecimentos para educadores em seus municípios e regiões. A coordenação da Olimpíada estima que aproximadamente 20 mil educadores, em cerca de 5 mil escolas, participarão das ações de formação com esses técnicos.
Todo o trabalho de formação é baseado nos princípios que orientam os parâmetros curriculares, utilizando o material pedagógico desenvolvido pelo Programa. Segundo Sonia Madi, coordenadora pedagógica da Olimpíada, os encontros presenciais “são espaços de reflexão e ampliação do conhecimento que alimentam a função do formador e retroalimentam a Olimpíada, já que possibilitam o contato com professores e técnicos nas diversas realidades dos municípios brasileiros”.
Sonia também destaca a importância de fazer parcerias com as universidades que, por meio de especialistas em língua portuguesa, tem participado desde a primeira edição da Olimpíada em 2008: “As universidades têm, como uma de suas principais funções, realizar pesquisas, produzir e disseminar o conhecimento”.
Os docentes do ensino superior, juntamente com dois representantes de educação básica – um da rede municipal e outro da rede estadual, da respectiva Unidade da Federação – compõem a chamada “rede de ancoragem” da Olimpíada, que colabora com a divulgação das ações e ampliação do projeto.
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literatura de autoria feminina, formação leitora, literaturas e identidades, ensino de literatura
Poemas de Luiz Gama
poema, poesia, Luiz Gama, texto literário
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, revista NPL, línguas indígenas, formação docente
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.