Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, literaturas e identidades, ensino de literatura, literatura de autoria feminina
O Especial Relatos de Prática, recurso interativo que auxilia os educadores a construírem a reflexão e a sistematização de sua prática, agora conta com uma nova seção, que apresenta vídeos de uma conversa com Margarete Schlattler, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e consultora do Programa Escrevendo o Futuro.
O material audiovisual, dividido em três partes, apresenta reflexões sobre a experiência de relatar a prática e faz uma breve análise sobre os relatos apresentados no Seminário Nacional Escrevendo o Futuro: com a palavra o professor-autor, realizado em 2017. Além disso, Margarete convida os professores a fazerem novos afastamentos e criarem novos relatos.
Sobre o Especial Relatos de Prática
Em um ambiente digital interativo, o usuário agora encontra cinco seções para navegar: “Linha do Tempo”, “Como escrever um relato”, “Mapas de relatos”, “Galeria de relatos” e “Vídeos”.
A primeira apresenta um histórico dos materiais produzidos pelo Programa Escrevendo o Futuro ao longo dos anos, destacando nossas orientações e reflexões sobre o tema. Em seguida, a seção “Como escrever um relato” oferece um percurso, adaptado do texto Relatos de prática: com a palavra, o professor-autor-formador, escrito por Margarete Schlatter e Pedro de Moraes Garcez, docentes da UFRGS. Nele, os(as) professores(as) são levados(as) a refletir sobre a sua identidade enquanto autores(as) e formadores(as), por meio de orientações valiosas sobre as etapas necessárias para a escrita de um relato de prática.
Em “Mapas de relatos”, o usuário encontra os relatos de prática premiados, nos quatro gêneros do Programa, em diferentes edições da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, enquanto que na “Galeria de relatos” estão disponíveis os textos compartilhados pelos dez professores que participaram do Seminário Nacional Escrevendo o Futuro: com a palavra, o professor-autor.
Por fim, a nova seção de vídeos traz preciosas orientações, dicas e análises de relatos de prática.
Confira os novos conteúdos e boa navegação!
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, literaturas e identidades, ensino de literatura, literatura de autoria feminina
Poemas de Luiz Gama
texto literário, Luiz Gama, poesia, poema
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
línguas indígenas, formação docente, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.