Home
Notícias
Sobre o Programa
Formações presenciais em Pernambuco, Rio Grande do Sul e Espírito Santo

Formações presenciais em Pernambuco, Rio Grande do Sul e Espírito Santo

Assunto: null
Autor(a):
01 Novembro 2017

O programa Escrevendo o Futuro realizou, no mês de Setembro, formações presenciais nos estados de Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Todas as formações contaram com um trabalho centrado no material pedagógico desenvolvido pelo projeto, além de um percurso pelo material formativo contido em nosso portal. As atividades foram acompanhadas por representantes do programa que, além de tirar dúvidas, também apoiaram o trabalho realizado em cada um dos estados. Segue abaixo os principais destaques de cada encontro:

 

Vitória - Espírito Santo

O evento foi realizado na Superintendência Regional de Educação, no dia 28/09, e contou com a presença de 60 participantes, entre Coordenadores Municipais e Técnicos das Superintendências Regionais de Ensino. Com duração total de 8 horas, o evento foi organizado por Silvana de Oliveira Medeiros, membro da rede de ancoragem, e por Elania Valéria de Souza, coordenadora da UNDIME.

A formação foi liderada por Andréa Antolini Grijó, docente da Universidade Federal do Espírito Santo. Os participantes foram divididos em grupos de discussão com o intuito de se debater questões relacionadas aos gêneros textuais e às sequências didáticas. Além disso, foram trabalhadas estratégias para reescrita de textos com os alunos, em um movimento entre teoria e prática. 

Maria Alice Armelin, representante do Escrevendo o Futuro, acompanhou de perto a atividade: “Apesar de o grupo ser grande, houve uma participação bastante ativa de todos. As discussões acerca dos conteúdos propostos em cada um dos momentos foram produtivas, tanto nos grupos como na conversa coletiva”.

 

 

Olinda – Pernambuco

Realizada no Auditório da Secretaria de Educação de Olinda, no dia 28/09, a formação foi organizada por Rosinete Salviano Feitosa, representante do CONSED, e por Maria do Socorro de Araújo Gomes, integrante da UNDIME/PE. Todo o trabalho foi acompanhado por Esdras Soares, integrante da equipe do programa Escrevendo o Futuro.

Foram convidados para o evento 60 professores, divididos entre os municípios de Garanhuns, Caruaru, Palmares, Nazaré, Limoeiro, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Olinda, Paulista, Recife, Jaboatão, Camaragibe, Floresta, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araçoiaba, Itaquitinga, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Trindade, Rio Formoso, Moreno, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Barreiros, Belém de Maria, Sirinhaém, Gameleira, Escada, Ribeirão, Bonito, Lagoa dos Gatos, Cortês, Palmares, Jaqeira, Caruaru, Chã Grande, Chã de Alegria, Ferreiros, Limoeiro, Pombos, Surubim, Vertente do Lério, Salgadinho, Amaraji, Altinho, Barra de Guabiraba, Passira, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Santa Cruz do Capibaribe, Carpina, buenos Aires, Itambé, Condado, Macaparana, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Feira Nova, São Vicente Ferrer, Orobó, Vicência, Goiana e Paudalho. 

A formação foi conduzida por José Herbertt Neves Florencio, docente da Universidade Federal de Pernambuco. Entre os destaques da formação está a ampliação do repertório teórico dos professores frente aos conceitos de letramento e multiletramento e o fomento à reflexão sobre o ensino da leitura e escrita com foco nos gêneros textuais. Diz José Herbertt: “Muitos deles mostraram-se animados com o projeto e já estão alinhados para a multiplicação das formações.”

 

 

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

A formação foi realizada no Auditório Paulo Freire, no dia 29/09, no centro Administrativo Fernando Ferrari, e foi organizada por Maria do Carmo Mizetti, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, e por Janaina Rodrigues Macedo, representante da UNDIME/RS. Denise de Oliveira Teixeira, representante do projeto Escrevendo o Futuro, acompanhou de perto todo o evento e sanou as principais dúvidas dos participantes sobre as ações do programa.

O evento contou com a participação de 75 professores de língua portuguesa, além de representantes das Secretarias Municipais de Educação, dos municípios de Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Caxias, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Cruz Alta, Uruguaiana, Osório, Guaíba, Santo Angelo, Erechim, Bento Gonçalves, Santa Rosa, Rio Grande, Santana do Livramento, Palmeira das Missões, Três Passos, Vacaria, Cachoeira do Sul, Soledade, Canoas, São Luiz Gonzaga, São Borja, Ijui, Carazinho e Novo Hamburgo.

A docente Juliana Roquele Schoffen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mediou o trabalho realizado com o grupo. Entre os objetivos do encontro, salienta-se a reflexão sobre o papel do professor como mediador da aprendizagem da escrita, em uma perspectiva interacional da construção de conhecimento, e a discussão da importância do ensino de leitura e escrita baseada na noção de gêneros do discurso, dando especial atenção aos gêneros abarcados pela Olimpíada de Língua Portuguesa. Comenta a docente: “Os participantes foram bem selecionados e demonstraram potencial de multiplicação do conhecimento adquirido”.

 


Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310