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A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro promoveu, em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro, uma formação presencial para professores, coordenadores pedagógicos e técnicos de secretaria da rede municipal e estadual. Realizado no dia 24 de agosto, na capital, o encontro foi organizado por Heloisa Magalhães Goulart de Andrade, da Secretaria Estadual de Educação, e por Marlise Alves Cardoso, representante da Undime/RJ.
A ação se desenvolveu na Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores de Educação do Estado do Rio de Janeiro e contou com 45 participantes vindos de diferentes municípios: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Seropédica, Angra dos Reis, Cabo Frio, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Maricá, Magé, Nilópolis, Mangaratiba, Comendador Levy Gasparian e Mendes.
O trabalho foi conduzido por Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e parceira da Rede de Ancoragem do Programa Escrevendo o Futuro. A docente iniciou as atividades com a discussão sobre os aspectos teórico-metodológicos do Programa e, em seguida, prosseguiu com a análise dos materiais e de textos do estado de edições anteriores da Olimpíada. Os participantes também tiveram a oportunidade de navegar pelo Portal, conhecendo seus recursos, seções e cursos on-line. Para a docente, “O ponto mais favorável da formação foi o total interesse e engajamento dos participantes”. Tedesco sublinha que “ao final, vários docentes relataram a necessidade de encontros com base teórico-metodológica e o desejo forte de serem multiplicadores em suas regiões”. A docente também destacou a necessidade da continuação da parceria entre o Programa Escrevendo o Futuro, as secretarias de educação e as universidades.
A formação foi acompanhada por Marcela Ronca, representante do Escrevendo o Futuro, que apoiou o trabalho e tirou dúvidas sobre o Programa. Marcela destacou a participação dos professores e o proveitoso compartilhamento de experiências em sala de aula. Também ressaltou o entendimento geral por parte dos professores de que aderir à Olimpíada não significa “um trabalho a mais para dar conta”, mas que, na verdade, os materiais do Programa contemplam o planejamento de Língua Portuguesa e os conteúdos que precisam ser trabalhados em aula.
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