Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Olimpíada pelo Brasil

07 de agosto de 2023

Desde fevereiro, mais de 20 Estados de todas as regiões do país receberam educadores da Rede de Ancoragem do Programa Escrevendo o Futuro para eventos de divulgação, apresentação e estímulo à participação na Olimpíada de Língua Portuguesa 2016. Além de falar sobre a estrutura e a proposta do Programa, foram apresentados os materiais pedagógicos e os recursos que o Portal Escrevendo o Futuro oferece para trabalhar a língua portuguesa sobre a perspectiva de gênero.

Veja abaixo um resumo do que aconteceu e onde ocorreram os mais recentes encontros.

 

Pará: Quase 850 educadores participam de encontros sobre a Olimpíada em 7 municípios

Eles ocorreram nas cidades de Santarém (19/04), Uruará (28/04), Castanhal (25/04), Viseu (27/04), Paragominas (23/04), Muaná (30/04) e São Miguel do Guamá (9/05). Foram realizados pelos professores Luiz Percival Leme Brito, membro da rede de ancoragem e docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOP) e Márcia Ohuschi,colaboradora da Olimpíada e docente da Universidade Federal do Pará (UFP). Em Muaná, a responsável foi a professora Cilene de Nazaré Costa da Costa. Os encontros reuniram professores, técnicos e coordenadores pedagógicos das redes municipais e estaduais e contou com o apoio da Undime e do Consed do Estado. 

Só em Santarém foram organizados três encontros, sendo que um deles, realizado na Ufop, reuniu estudantes de Letras e alunos de mestrado da área de língua portuguesa.

 

Rio de Janeiro: Encontros no Fórum Estadual da Undime e na Secretária de Educação de Tanguá

Maria Teresa Vilardo Abreu, docente da Rede de Ancoragem, esteve no 68º Fórum de Secretários Municipais da Undime-RJ, que ocorreu entre os dias 11 e 12 de abril, na capital. O evento foi organizado por Marlise Alves Cardoso, da Undime(RJ). Cerca de cem dirigentes municipais de educação estiveram presentes.

No dia 25 de abril, Tanguá, a pouco mais de 60km da capital, recebeu Maria Teresa, que foi falar a 50 professores da rede municipal. A ação foi organizada pela Professora Andreia Ramos, da Secretaria Municipal de Educação e que coordena a Olimpíada no município. Andreia também convidou professores de municípios vizinhos para participarem do encontro.

 


São Paulo: Ações de divulgação na rede estadual, Fundação Casa e mais 5 municípios

A capital, São Paulo, além de Guarulhos, Santos, São Caetano do Sul e Praia Grande realizaram encontros com professores e educadores para falar da Olimpíada. Para a rede estadual foi realizada uma videoconferência no dia 12 de abril, organizada por Rozeli Frasca, integrante da Rede de Ancoragem e pela professora Roseli Cardoso (ambas da SEE-SP), com Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico de Língua Portuguesa (PCNP LP), Professores Coordenadores das Escolas (PC) e os professores das Salas de Leitura, com formação em língua portuguesa, além dos professores de língua portuguesa (PEB II) convidados pelas Diretorias de Ensino. Ainda em São Paulo, na sede do Cenpec, no dia 15 de abril, foi organizado um encontro com 50 professores de língua portuguesa, técnicos e arte educadores da Fundação Casa. A ação foi organizada por Daniela Schoeps, coordenadora do projeto Educação com Arte, e Neuza Maria Ewerton Flores, Gerente da Área Escolar da Fundação CASA.

Os encontros de Guarulhos (06 e 20/04), Santos (14/04), Praia Grande (28/04) e São Caetano do Sul (20/04) reuniram no total cerca de 250 professores e técnicos das redes municipais, sendo que no encontro da Praia Grande também estiveram presentes professores de São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga.

 


Rio Grande do Sul: Divulgação na Semana Estadual do Livro, em Porto Alegre, e na rede municipal de Sapiranga

Professores da rede estadual gaúcha e coordenadores vinculados às Secretarias Regionais de Educação participaram de um encontro sobre a Olimpíada durante a Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura: Encontro Literário, que aconteceu em Porto Alegre em 18/04. Ele foi organizado pela professora Maria do Carmo Ferreira Mizetti, da Rede de Ancoragem do Programa no Rio Grande do Sul.
Em Sapiranga, a 59 km da capital, a Secretaria Municipal de Educação reuniu 41 pessoas no dia 27/04, entre professores de língua portuguesa e técnicos para conhecerem mais detalhes do Programa. Entre os participantes, 28 professores já estavam inscritos. O evento foi organizado pela professora Gisele Alcântara Barbosa.

 


Piauí: Realizado um segundo encontro de divulgação em abril

No começo de abril, a professora Shirlei Marly Alves, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e membro da Rede de Ancoragem da Olimpíada, organizou em Teresina uma formação para 30 educadores de redes públicas vinculados ao PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Ministério da Educação. Agora, no dia 25/04, foi a vez de outros 60 educadores - coordenadores pedagógicos das escolas estaduais de Teresina e técnicas da Secretaria Estadual da Educação – participarem de novo encontro, organizado pela coordenadora estadual e também integrante da Rede de Ancoragem, com a colaboração de Wilma Lages, ambas da secretaria estadual de educação.Além dos encontros presenciais, o trio também divulgou a Olimpíada por meio de entrevistas em televisão e rádios locais.

 

Rondônia: Fórum da Undime foi realizado em Ariquemes

O evento aconteceu no dia 14 de abril e foi aberto pela própria Secretária Municipal da Educação, Débora Raposo da Silva, que defendeu e incentivou professores e dirigentes de educação de municípios vizinhos a participarem da Olimpíada 2016. O encontro foi organizado pela professora Terezinha de Oliveira Lima, representante da Undime(RO) e integrante da Rede de Ancoragem e teve como representante do Cenpec a professora Denise Teixeira.

 

Paraná: Secretaria Estadual de Educação realiza videoconferência sobre a Olimpíada

O professor Adilson Carlos Batista, da Secretaria de Educação e também membro da Rede de Ancoragem do Programa, organizou em Curitiba no dia 20 de abril uma videoconferência com transmissão para todo o Paraná, conduzida por Eliana Merlim, docente da Rede de Ancoragem.

 

AMAPÁ: Divulgação ocorreu diretamente nas escolas em todo Estado

O trio da Rede de Ancoragem do Estado do Amapá, Aline Salvador (Consed), Silvia Helena (Undime) e Ana Paula Arruda (UFAP), trabalharam ativamente na divulgação do Programa Escrevendo o Futuro em todo o Estado. O primeiro encontro aconteceu no VIII Fórum da Undime, entre os dias 16 a 18 de março, com a participação de secretários municipais de educação, dirigentes municipais e técnicos das secretarias. Posteriormente, o trabalho de divulgação foi multiplicado em aproximadamente 150 escolas, em diversos municípios.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, poema, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000