Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Formação de educadores em Mogi Mirim (SP) teve um ano de atividades

07 de agosto de 2023


Uma ação integrada entre a Fundação Itaú Social, o Programa Escrevendo o Futuro/Cenpec e a Secretaria de Educação de Mogi Mirim, no interior de São Paulo, possibilitou uma extensa formação de educadores que trabalham com língua portuguesa na rede municipal daquela cidade. Foram oito encontros, ao longo de 2015, com professores do Ensino Fundamental II, coordenadores pedagógicos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental, além de técnicas da secretaria. 


A proposta surgiu após uma avaliação realizada a pedido da Secretaria de Educação em 2014. Com a análise dos resultados, as técnicas da área de língua portuguesa, Juliana Ormastroni de Carvalho Santos e Larissa Tânia de Mello Gonçalves, deram início a um projeto de formação para os educadores da rede municipal. Entre as primeiras iniciativas, as duas professoras procuraram Dianne Rodrigues de Mello, da Fundação Itaú Social, que intermediou os contatos com Sônia Madi, coordenadora do Escrevendo o Futuro, e Patrícia Calheta, formadora do Programa. “A partir daí, começamos a discutir uma formação que abordasse questões sobre a língua e a linguagem, voltada à leitura e à escrita, tendo como público-alvo professores de língua portuguesa e coordenadores”, conta Larissa.

 

Os encontros ocorreram mensalmente, sob a coordenação de Patrícia Calheta e Helena Freire, também formadora do Programa Escrevendo o Futuro. Nos contatos iniciais com cada público – técnicas, coordenadores e professores -, buscou-se reconhecer as características da rede municipal, com o levantamento das principais necessidades relacionadas ao ensino da língua portuguesa e ao trabalho da coordenação pedagógica. “Todos os conteúdos foram identificados com os participantes, num momento inicial de levantamento das demandas e potenciais de cada grupo. Este levantamento nos deu o panorama das questões para a elaboração dos programas de formação”, explicou Helena.

Os conteúdos abordados estavam relacionados a atividades com sequências didáticas e ao trabalho articulado com as diferentes práticas de linguagem - discutidos tanto com professores, como com coordenadores pedagógicos - e à atuação dos coordenadores no acompanhamento do ensino de leitura e escrita, além de questões mais gerais relacionadas à função da coordenação.

Foram 57 participantes no total. Coordenadores tiveram 60 horas de atividades, sendo 32 presenciais e 28 desenvolvidas na escola; professores realizaram 30 horas de atividades, sendo 14 no curso presencial e outras 16 na escola. 

“A ação foi muito significativa; penso que poderá render ótimos frutos para a prática pedagógica neste ano. Tivemos vários relatos de que a formação gerou maiores e mais efetivas formas de pensar a prática na coordenação e na sala de aula, inclusive estreitando laços entre coordenadores, professores e toda a comunidade escolar”, afirmou Patrícia Calheta, que trabalhou com o grupo de professores.

 

Helena Freire, responsável pelas atividades com coordenadores pedagógicos, também falou da importância dos momentos de estudo individual e em grupo no processo de formação: “Este foi um dos ganhos do trabalho: o reconhecimento da pesquisa e do estudo como parte fundamental do trabalho do coordenador e do trabalho em grupo como algo importante na construção do conhecimento”.  Ela afirmou ainda que houve um reforço no papel das técnicas que atuam na secretaria: “Elas puderam construir um lugar próprio de observação e atuação na rede. Um exemplo, que talvez represente este lugar, seja da reorganização do ensino de língua portuguesa em 2016”.  

 

Para Larissa e Juliana os objetivos da formação foram superados e o grupo de educadores saiu fortalecido. “Os coordenadores evoluíram na compreensão sobre o fazer pedagógico e conseguiram ter mais clareza quanto às suas funções, quanto ao conhecimento sobre questões de linguagem. Segundo o relato deles, esses novos saberes possibilitam mais segurança para conversar e orientar os docentes”, confirmou Juliana.

 

A percepção de Larissa sobre os professores é semelhante: “Eles também puderem socializar e repensar as práticas, o que lhes proporcionou um saber mais reflexivo. As trocas entre os docentes e as formadoras foram ricos momentos para retomada de conceitos, construção de conhecimentos e aprendizagem”.

As técnicas guardam boas expectativas já para 2016. “Em conversas com coordenadores e professores, soubemos já de algumas transformações oriundas dessa formação”, afirmaram.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, ensino de literatura, formação leitora, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, Luiz Gama, poesia, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL, formação docente, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000