Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Quase 25 mil estudantes participaram da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa em Caucaia (CE)

07 de agosto de 2023

O programa da Secretaria Municipal de Educação é inspirado na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e realizou em 2015 a sua segunda edição.

 

 

A cidade de Caucaia, no Ceará, premiou em dezembro passado, alunos e professores que participaram da 2ª. Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. A iniciativa envolveu as 116 escolas municipais e quase 25 mil estudantes (a rede tem mais de 27 mil matriculados) com a participação de 230 professores que trabalham com turmas de 4º. a 9º ano. Os estudantes escreveram textos dos gêneros poema (4º e 5º ano), memórias literárias (6º e 7º) e crônica (8º e 9º). 

Inspirado na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, o projeto nasceu em 2013, quando se realizou a primeira edição, e está dividido em três etapas. A primeira começou em abril com a adesão e inscrição da escola, e com professores iniciando as oficinas em sala de aula. Ela seguiu até o fim do primeiro semestre, quando foram escolhidos os textos vencedores nas escolas participantes, 179 no total. Depois veio a etapa regional, em outubro, com a definição dos textos semifinalistas, três de cada gênero, selecionados por comissões julgadoras em cada uma das seis regiões em que se divide o município, totalizando 51 semifinalistas. Por fim, em novembro, uma Comissão Julgadora Municipal avaliou e selecionou os 15 textos vencedores da Olimpíada.  A cerimônia de premiação aconteceu no dia 21 de dezembro.

Os professores semifinalistas receberam medalhas e livros pelo feito. Seus alunos também receberam uma medalha e materiais escolares. Já os vencedores da Olimpíada municipal ganharam uma nova medalha e, no caso dos alunos, um tablet; os professores vencedores também tiveram por prêmio uma coleção com obras da Literatura Brasileira.

Outro destaque foi a premiação de seis professores que apresentaram os melhores relatos de prática de ensino sobre o trabalho que desenvolveram com suas turmas. Cada um também recebeu um tablet. 

A festa de premiação teve a presença do vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra; da Coordenadora Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, Liduína Medeiros; e do diretor da Escola Municipal de Formação e Avaliação, professor Eilson Martins.

                                           

Olimpíada municipal prepara professores e alunos para a Olimpíada nacional

 

Segundo a coordenadora da Olimpíada de Caucaia, professora Claudia Sales, o programa acaba por se articular à Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, permitindo ações constantes de formação de professores e de preparação dos alunos. “A ideia é mantermos os anos ímpares para realizar nossa Olimpíada e poder preparar melhor nossos professores e alunos para a Olimpíada nacional”, afirmou.

 

  

Da mesma forma que o programa nacional, Caucaia realiza, paralelamente ao trabalho em sala de aula e ao concurso, atividades de formação com seus professores de língua portuguesa a partir dos gêneros textuais. Em 2015 os encontros aconteceram em maio, agosto e setembro, organizados pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro, com pautas conduzidas por técnicos formadores da própria secretaria e pela professora Mônica Serafim, da Universidade Federal do Ceará, membro da Rede de Ancoragem do Escrevendo o Futuro. “Em nossas formações utilizamos os Cadernos de Orientação do Professor da coleção do Escrevendo o Futuro e fizemos algumas vivências com os professores”, conta Claudia.

Ela também destaca que com esta segunda edição, a Olimpíada municipal e suas ações de formação chegaram a mais professores, ampliando o trabalho com leitura e escrita entre os estudantes da rede. “Fazer um trabalho na sala de aula com os alunos a partir da sequência didática proposta nos materiais do Escrevendo o Futuro garante efetivamente um aprendizado do gênero proposto e dinamiza o ensino”, afirmou. 

Caucaia participa do Escrevendo o Futuro desde a primeira edição, em 2002. Em 2012, já como Olimpíada, o município surpreendeu ao ficar em quinto lugar entre todas as cidades do Brasil no número de textos enviados para o concurso nacional. É o segundo maior município do Ceará, com 325 mil habitantes, e superou capitais importantes, como Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba. Perdeu apenas para São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Campo Grande (MS).

Foi por causa desse bom desempenho, que a Secretaria de Educação de Caucaia resolveu ir além, lançando no ano seguinte a Olimpíada municipal.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

ensino de literatura, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, formação leitora

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, poema, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, formação docente, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000