Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, ensino de literatura, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina
Um dos cursos mais importantes oferecidos pela Olimpíada em ano de concurso é o “Avaliação de textos – Orientações para seleção de textos nos gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião”. Além de estar disponibilizado na íntegra aqui no Portal Escrevendo o Futuro, um CD com o curso apresentando todos os critérios a serem seguidos na hora da avaliação e escolha dos textos pelas comissões julgadoras foi enviado a todas as secretarias municipais e estaduais de educação do Brasil.
O curso com as orientações deve ser feito por todos os membros das comissões julgadores escolares, municipais e estaduais. Autoinstrucional, ele pode ser feito pelos avaliadores nos horários mais convenientes e sem a necessidade de um mediador ou orientador.
Em 2014 foi feita uma reformulação em um dos seus blocos, o quarto, que orienta como Vivenciar os critérios de avaliação. Foram incluídos novos critérios para a avaliação e seleção dos textos. “Mesmo quem já fez esse curso antes deve fazê-lo novamente para conhecer as mudanças da grade de avaliação e exercitar os critérios estabelecidos que devem ser seguidos por todas as comissões avaliadoras, da Comissão Escolar até a Comissão Final”, explica a professora Cida Laginestra, da equipe da Olimpíada.
Nesta versão do curso também aparecem indicações que ajudam o avaliador a refletir sobre o texto do aluno, valorizando o que ele diz, as palavras que usa e o que há de peculiar em sua produção. São pontos que ajudam a chamar a atenção da comissão julgadora para a questão discursiva e das marcas de autoria.
Outra sugestão é que os professores consultem os textos do curso para perceberem quais questões são consideradas pelas comissões.
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