Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Olimpíada incrementa o novo curso para avaliadores de textos

Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023

Um dos cursos mais importantes oferecidos pela Olimpíada em ano de concurso é o “Avaliação de textos – Orientações para seleção de textos nos gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião”. Além de estar disponibilizado na íntegra aqui no Portal Escrevendo o Futuro, um CD com o curso apresentando todos os critérios a serem seguidos na hora da avaliação e escolha dos textos pelas comissões julgadoras foi enviado a todas as secretarias municipais e estaduais de educação do Brasil.

O curso com as orientações deve ser feito por todos os membros das comissões julgadores escolares, municipais e estaduais. Autoinstrucional, ele pode ser feito pelos avaliadores nos horários mais convenientes e sem a necessidade de um mediador ou orientador.

Em 2014 foi feita uma reformulação em um dos seus blocos, o quarto, que orienta como Vivenciar os critérios de avaliação. Foram incluídos novos critérios para a avaliação e seleção dos textos. “Mesmo quem já fez esse curso antes deve fazê-lo novamente para conhecer as mudanças da grade de avaliação e exercitar os critérios estabelecidos que devem ser seguidos por todas as comissões avaliadoras, da Comissão Escolar até a Comissão Final”, explica a professora Cida Laginestra, da equipe da Olimpíada.

Nesta versão do curso também aparecem indicações que ajudam o avaliador a refletir sobre o texto do aluno, valorizando o que ele diz, as palavras que usa e o que há de peculiar em sua produção. São pontos que ajudam a chamar a atenção da comissão julgadora para a questão discursiva e das marcas de autoria.

Outra sugestão é que os professores consultem os textos do curso para perceberem quais questões são consideradas pelas comissões.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, ensino de literatura, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, poema, Luiz Gama, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, literatura indígena, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000