Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / relatos de prática

Escrevendo o Futuro e Despertando Consciências no Presente

Rosineide Alves de Almeida Oliveira

08 de agosto de 2023

Escola Tomé Francisco da Silva

Quixaba – PE

A Olimpíada de Língua Portuguesa tem desempenhado um papel relevante em minha prática pedagógica. Em 2010, fui semifinalista com uma aluna no gênero textual Crônica e, em 2012, tive o prazer de ver a escola na qual trabalho ser finalista.

Minha paixão pela Olimpíada levou-me, em 2014, a realizar uma pesquisa de Mestrado sobre Gêneros Textuais e Prática de Reescrita, a partir de textos de alunos do 9º ano. Foi um momento especial em minha vida: nesse trabalho analiso a importância da sequência didática, a evolução das produções após a reescrita e o impacto dos bilhetes orientadores nas produções dos alunos.

Decidi participar da Olimpíada este ano, sabendo que enfrentaria dificuldades, pois pela primeira vez trabalharia com o gênero Artigo de Opinião. Além disso, apenas uma parte dos alunos reside no município de localização da escola (Distrito de Lagoa da Cruz, Quixaba - PE). Portanto, eu precisaria abordar questões polêmicas diversas: jamais poderia impor aos meus alunos escreverem sobre uma questão de outro lugar que não fosse o deles.

Iniciei a sequência didática divulgando a 5ª edição da OLP, ressaltando que estávamos diante de uma proposta muito além de um simples concurso de redação, que eles iriam aperfeiçoar habilidades de escrita e exercitar sua cidadania. Uma aluna perguntou: "Professora, qual a questão polêmica de Lagoa da Cruz? Duvido que a senhora encontre!"

Respondi que, em um lugar pequeno, muitas questões polêmicas existem nos silêncios impostos por determinadas situações. Não sei se li isto em algum lugar, ou se é apenas uma conclusão oriunda de minha experiência de vida. Na verdade, a questão polêmica que seria abordada ainda era uma incógnita para mim também. Devolvi a pergunta por outro leque de raciocínios: "Não temos problemas aqui?". Por unanimidade, os residentes no distrito responderam "sim", mas uma voz do outro lado da sala questionou: "Vou ter que escrever sobre os problemas de Lagoa da Cruz?". Precisei conciliar os ânimos quando os demais apoiaram o colega.

Orientei-os para que pesquisassem notícias em blogs locais sobre o lugar, principalmente fatos que revelassem problemáticas das cidades envolvidas, cujos efeitos fossem coletivos. Através da leitura de uma notícia e de um artigo de opinião da coletânea de textos, mostrei aos alunos a diferença entre os dois gêneros e a forma particular como o articulista tratou o fato, no desenvolvimento da tese e na argumentação utilizada.

Os questionamentos dos alunos ficaram em minha mente e fui para casa neste dia com o intuito de realizar a mesma tarefa que passei para eles. Pesquisei notícias de cinco cidades e levei o material para auxiliá-los. A roda de notícias serviu para aguçar o senso crítico da turma, pois os assuntos eram polêmicos: cidades envolvidas em esquema de corrupção, funcionários e aposentados com salários atrasados, a ausência de políticas públicas no enfrentamento da seca e o alto índice de acidentes de trânsito foram alguns dos temas das leituras. "Será que agora dá para imaginar que nas nossas cidades existem questões polêmicas?"- perguntei. A partir daí percebi maior interesse dos alunos e tive a convicção de que era hora de realizar um debate.

Preparei a atividade com questões do Jogo QP Brasil, algumas polêmicas recentes no cenário nacional e de outras formuladas a partir das notícias lidas. Em grupos, os alunos deveriam anotar argumentos contra e a favor e se prepararem para defender pontos de vista. No momento da socialização, exibi as questões em slides e entreguei placas coloridas: verde (a favor) e vermelho (contra) para que eles se manifestassem: foi um rebuliço, pois eles queriam falar todos ao mesmo tempo.

Um jogo emocionante de argumentos começou a invadir a sala de aula como uma sinfonia ritmada, com seus altos e baixos, réplicas e tréplicas. Posicionavam-se como cidadãos do presente e do futuro. O papel da escola como promotora da formação cidadã, conforme propõe a LDB (Art.2º), estava ali sendo concretizado.

Aproveitamos para decidir as questões polêmicas que seriam abordadas pelos alunos de cada lugar. Dia da produção inicial. Outro desafio. Como diz o ditado: "falar é fácil...". Comparo a transposição da fala para a escrita a um verdadeiro "parto" para alguns alunos, pois a folha em branco ainda representa pavor. Preparei 05 propostas de produção diferentes, a partir de algumas notícias selecionadas entre as pesquisadas por eles. Ao corrigir os textos, utilizando os bilhetes orientadores, fiz anotações de problemas comuns do ponto de vista discursivo e linguístico e apresentei à turma. Prossegui com as oficinas da coletânea, alternando leituras, análise de artigos e escuta de textos para sanar as dificuldades constatadas.

A reescrita coletiva oportunizou momentos significativos de aprendizagem, os alunos como avaliadores rapidamente apontaram os problemas: "o texto está pobre". No entanto, ao reescrevê-lo, o resultado não saiu como eu esperava. Anotei no meu diário de bordo que precisava traçar novas estratégias para melhorar a capacidade argumentativa dos meus alunos. Explorei o roteiro de avaliação do gênero, elaborei um esquema com as partes do artigo e analisei textos com a turma, destacando de cores diferentes informações, argumentos, opinião e análise do articulista.

A produção final trouxe um alento à professora que perdeu horas de sono numa frenética busca para formar alunos-autores. A forma como muitos deles se posicionaram encheram-me de orgulho.

O que posso demonstrar em trechos retirados de suas produções: "Vê-se na população jovem que irá votar pela primeira vez um total descrédito na política, o que no meu ponto de vista é lastimável, já que no jovem deveria estar à perspectiva de mudanças." (Edilene Gomes). "[...] discutir e debater o futuro da cidade é algo indispensável. Não podemos admitir a retirada irregular do nosso grande tesouro. A água desperdiçada hoje, futuramente, irá fazer falta a todos os moradores." (Clecya Pereira).

Hoje me sinto feliz em ver um desses aprendizes de articulista numa semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa, principalmente porque o que ele e seus colegas escreveram é mais do que artigos de opinião, é expressão de pura cidadania: "Em minha opinião, um distrito como o meu, pertencendo a dois municípios, deveria ser bem cuidado pelo poder público. Falta alguém que olhe com os olhos da mudança para o meu lugar [...]" (Júlio César de Lima).

Fazer perguntas, buscar respostas, despertar consciências: eis a síntese do meu trabalho com o gênero Artigo de Opinião.

Nas palavras do mestre Paulo Freire: [...] "não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes." Foi o que fiz, ou melhor, o que fizemos, eu e os meus 68 alunos-autores.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poema, poesia, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000