Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / relatos de prática

Relatos de Prática Vencedor 2014 - Profª Gercilene Vale Dos Santos

08 de agosto de 2023

 

Da arte de amassar palavras e peneirar sentidos

Profª Gercilene Vale Dos Santos
Escola Estadual Josefa Jucileide Amora Colares
Macapá / AP

 


O que queres que te contes das coisas todas que fiz? Os perrengues pelos quais passei? As marolas que deveras sondas? Ou a poesia que desponta no rabisco do lápis à mão? Nas quatro edições da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foram muitas descobertas e aprendizados. Convicções caíram por terra, novas formas de mediar a aprendizagem foram construídas, mas a cada ano mudam-se os personagens e nesse cenário, a experiência, por vezes, é um ás na manga; outras, um calo no pé.

Antes mesmo das aulas começarem, lancei-me à tarefa de rascunhar o trajeto no planejamento: "é tempo de poetizar e poemar" e me fortalecer para a reticente tarefa, pois como diz Werneck "não tem cabimento dizer o novo com palavras velhas".

Abasteci-me de leitura: poemas, música, contos. Costurei nas lacunas do planejamento, informações buscadas na publicação "O que nos dizem os textos dos alunos?", em relatos e textos vencedores. Preparei materiais: filmes, áudios, livros. Ouvi a voz senhoril da experiência que me rezava seus mandamentos: "devagar com o andor, que o santo é de barro".

No primeiro encontro, incertezas. Recebi meus alunos falando sobre os caminhos percorridos pela escola nas edições anteriores da Olimpíada e quis saber se já conheciam poemas e o Programa. E com fios de ansiedade bordei a proposta de 2014. Aproveitei para dizer o quanto eu acreditava neles e afirmar que estava ali para ajudá-los.


Mas como fazer isso? Refiz o trajeto dos anos anteriores, utilizando as estratégias que deram certo. Preparei uma roda de poemas para checar o nível de leitura da turma. A timidez, o livro no rosto e a voz quase inaudível denunciavam a situação; apenas alguns leram em voz alta. Detectei que havia alunos que não estavam alfabetizados (apresentavam uma hipótese silábico-alfabética de escrita). Quando propus que escrevessem um poema, o resultado não poderia ser mais preocupante: vieram resquícios de histórias mal acordadas, recortes da pouca experiência literária.

Pensei: “O que priorizar? Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza". Lambuzá-los com poesia era preciso. E qual doce melhor para isso do que os livros? A poesia foi brotando e as brumas do "não sei fazer poema" foram dissipando-se à medida que os estudantes traziam seus textos e os colocávamos no mural. E fui lendo poemas, anotando e sistematizando conceitos na lousa, por meio de mapas conceituais, e procurava facilitar o aprendizado fazendo exercícios no caderno.

Se com sete paus se faz uma canoa, o que dizer de Lalau e Laurabeatriz, Elias José, Otávio Roth, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes e outros? Queria que se apaixonassem pela poesia degustando sons, ouvindo cheiros; sentindo tons e sentido.

Pedi que pesquisassem a biografia desses autores e que as apresentassem em acrósticos. "Joguei verde e colhi maduro" e assim driblei o famigerado "ctrl+c/ctrl+v". Penso que o ensino de língua não deve desvencilhar-se da gramática, mas percebê-la como arquitetura elementar da língua. Exemplo disso eram as abordagens semânticas de diminutivos e advérbios; da relação ortografia e trava-línguas; da relação fonemas, aliteração e assonância; sintaxe e paralelismo; das ações verbais em “Três coisinhas à toa”...

Um poema pode ser uma obra de arte, mas dá trabalho para fazer, porque é artesanal, pensado e repensado até chegar ao ponto. Exemplo disso foi a proposta com quadrinhas. Foi difícil fazer com que os alunos organizassem ideias, rimas e ritmo em quadras.

Precisei me reinventar. O que fazer? Cantamos cantigas de roda, batendo palmas para que percebessem o ritmo. Em seguida, eles as registravam nos cadernos. Pedi que criassem quadras a partir de temas regionais. Mas aí foi que vi a "porca torcer o rabo".

Cadê ritmo? Cadê poesia? Nessa etapa foi importante desbravar os mares virtuais do Poeco. Depois de vários problemas com a internet, conseguimos baixar os jogos. As crianças divertiram-se com as atividades, trocaram ideias, uma ensinava a outra. E, finalmente, aprenderam a ver o essencial da quadrinha. Ufa!


Ao abordar as figuras de linguagem estudamos poemas como: "Azul", "O leão", "Caixa mágica de surpresas". Se "santo de casa não faz milagre" não sei, mas provérbios populares e músicas regionais como “Pérola azulada”, “Igarapé das Mulheres”, “Tarumã” foram importantes para ensinar os alunos a identificarem e entrelaçarem figuras de linguagem ao sentimento de pertencimento e orgulho do lugar.

Para abordar aliteração e assonância lemos “Cantiga do vento”, de Elias José, e “Bolhas”, de Cecília Meireles. Os alunos percebiam os sons e aprenderam que a palavra bruta, para virar poesia, precisa ser sentida, vivida, peneirada. Cheguei à conclusão de que "o costume do cachimbo deixa a boca torta" e para fugir disso era preciso levá-los a sentir outra realidade, além daquela do dia a dia das pontes onde muitos moram.

E como "uma andorinha só não faz verão", a diretoria da escola entrou na roda, oportunizando-nos a visita a pontos históricos e turísticos da cidade. Foi "o pulo do gato"! Descobri que muitos nunca tinham visitado esses lugares. O encontro com o grande rio, a sensação de liberdade no alto da Fortaleza e pisar, ao mesmo tempo, nos dois hemisférios despertaram-nos para a arte de poetizar. Quando me lembro do passeio, a frase dita por um aluno me vem à cabeça: "Olha a força da nossa terra, professora, brotando dessa árvore". Era poesia! Na sala de aula, estimulei-os a registrarem essas sensações e emoções. E nos pusemos à arte de amassar a palavra como se prepara o açaí à mão: pondo de molho, amassando, peneirando, pondo água, separando o caroço do bagaço, até sair o vinho grosso, o poema, pujante, tinto de poesia.

Foi quando uma aluna, num tom inquisidor, perguntou-me: "Professora, por que temos que fazer poema?" Só então percebi a necessidade de reforçar a situação comunicativa; de fazê-los perceber que se escreve para aflorar a sensibilidade, perceber o outro, o eu, o mundo por meio de imagens poéticas.

E poemas vieram, escritos à mão, vestidos de imagens e sons, mas desajeitados; alguns embaralhados, maltrapilhos. Nem todos sabiam organizar o plano global e o ritmo. Após digitarem os textos, no aprimoramento fui mostrando, por meio da revisão do editor de texto - uma mão na roda - o que ainda precisava. Penso que na próxima vez precisarei dedicar um tempo especial para essa questão. E assim os rascunhos foram peneirados: papéis tornaram-se bolas; rabiscos, versos; ideias banharam-se de sentidos, ritmo e fortaleceram o orgulho sobre o lugar.

 

Ao final, uma boa surpresa: estudantes repetentes superaram-se! Apatia e indisciplina perderam espaço para a concentração e leitura. Percebi que "o pulo do gato" muitas vezes está em nós, na arte de fazer o "clic" para a aprendizagem. É tempo de "pôr a mão na massa"! Ao ensinar a aprender, precisamos nos reinventar, aprender, desfazer nós, construir escadas. A sala de aula é palco de transformações. Mas a ciranda da leitura e da escrita precisa ser valorizada para que liberte o aluno das amarras do iletrismo, como diz o professor Joaquim Dolz.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literaturas e identidades, formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poesia, texto literário, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, formação docente, literatura indígena, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000