Home
Biblioteca
Banco acadêmico
T.C.C.
Autoria na sala de aula: reflexões a partir de um projeto no Ensino Fundamental

Autoria na sala de aula: reflexões a partir de um projeto no Ensino Fundamental

Assunto: null
Autor(a): Dandara Cemin Cagliari

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a autoria em sala de aula a partir da reflexão e análise de um recorte do projeto de ensino desenvolvido em Estágio de Docência em Português I, com uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, é analisada a produção final do mesmo, o fanzine “Crônicas de uma turma”, que se trata de uma compilação de textos que tematizam sobretudo as experiências dos(das) estudantes na escola. A partir de um diálogo entre teoria e reflexão sobre a prática, são elencados subsídios para pensar na identificação de traços de autoria nas produções textuais, na tentativa de trabalhar a escrita autoral na ordem de “como se diz” e não apenas do “que se diz”. Além disso, serão indicados alguns elementos que favorecem ou não a sua construção através das práticas pedagógicas. Dessa forma, destaca-se a importância da autoria no ensino-aprendizagem e oferece-se um caminho para pensar práticas de ensino de escrita.

Palavras-chave

Autoria; Projeto; Escrita

Instituição

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - INSTITUTO DE LETRAS - Porto Alegre - RS

Clique aqui para baixar o PDF


Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310