Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, formação leitora, ensino de literatura
Este trabalho tem por objetivo discutir a autoria em sala de aula a partir da reflexão e análise de um recorte do projeto de ensino desenvolvido em Estágio de Docência em Português I, com uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, é analisada a produção final do mesmo, o fanzine “Crônicas de uma turma”, que se trata de uma compilação de textos que tematizam sobretudo as experiências dos(das) estudantes na escola. A partir de um diálogo entre teoria e reflexão sobre a prática, são elencados subsídios para pensar na identificação de traços de autoria nas produções textuais, na tentativa de trabalhar a escrita autoral na ordem de “como se diz” e não apenas do “que se diz”. Além disso, serão indicados alguns elementos que favorecem ou não a sua construção através das práticas pedagógicas. Dessa forma, destaca-se a importância da autoria no ensino-aprendizagem e oferece-se um caminho para pensar práticas de ensino de escrita.
Autoria; Projeto; Escrita
Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRS) - Porto Alegre/RS
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, formação leitora, ensino de literatura
Poemas de Luiz Gama
poema, texto literário, Luiz Gama, poesia
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
formação docente, línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.