Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Autoria na sala de aula: reflexões a partir de um projeto no Ensino Fundamental

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autor(a): Dandara Cemin Cagliari

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a autoria em sala de aula a partir da reflexão e análise de um recorte do projeto de ensino desenvolvido em Estágio de Docência em Português I, com uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, é analisada a produção final do mesmo, o fanzine “Crônicas de uma turma”, que se trata de uma compilação de textos que tematizam sobretudo as experiências dos(das) estudantes na escola. A partir de um diálogo entre teoria e reflexão sobre a prática, são elencados subsídios para pensar na identificação de traços de autoria nas produções textuais, na tentativa de trabalhar a escrita autoral na ordem de “como se diz” e não apenas do “que se diz”. Além disso, serão indicados alguns elementos que favorecem ou não a sua construção através das práticas pedagógicas. Dessa forma, destaca-se a importância da autoria no ensino-aprendizagem e oferece-se um caminho para pensar práticas de ensino de escrita.

Palavras-chave

Autoria; Projeto; Escrita

Instituição

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - INSTITUTO DE LETRAS - Porto Alegre - RS

Clique aqui para baixar o PDF


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime
 
Conséd
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé