Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / indicações: ler, ver e ouvir

Escolas recuperam memória de comunidade

Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023

Fonte: Publicado em Com Ciência, revista eletrônica de jornalismo científico da SBPC, número 52, março de 2004.

Onde encontrar: www.comciencia.br

RESENHA

O número 52 da revista Com Ciência é inteiramente dedicado à memória. Há reportagens e artigos diversos sobre esse tema, associado a diferentes áreas de conhecimento: memória e linguagem, memória e história, perda de memória, notícia e memória, escola e memória. A reportagem "Escolas recuperam memória de comunidade" relata experiências muito parecidas com as que desenvolvemos no Programa Escrevendo o Futuro em 2004. Leia um trecho da reportagem da Com Ciência:

Um desses projetos é o "Jarinu tem Memória", desenvolvido na cidade de Jarinu (SP), iniciado em 1998, por pesquisadores do Centro de Memória da Unicamp e professores da rede municipal de ensino. O registro das inúmeras experiências resultantes dessa iniciativa está no livro Memória em movimento na formação de professores, organizado por Margareth Park, coordenadora do projeto.

Nesse livro, a pesquisadora afirma que a memória não é sonho, mas sim, trabalho. "Podemos acrescentar que a experiência de relembrar em conjunto, isto é, o ato de compartilhar a memória, é um trabalho que constrói sólidas pontes de relacionamento entre os indivíduos", diz ela, para quem compartilhar memórias pode ser a base para viver plenamente o nosso tempo e nos fazer pensar sobre nossas futuras ações.

Além do trabalho em Jarinu, a reportagem também faz referência à formação de professores que vem sendo realizada desde 2001 sob a coordenação de Sônia London, do Instituto Museu da Pessoa (http://www.museudapessoa.net), e é desenvolvida nas séries iniciais das escolas públicas das cidades de Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia em Minas Gerais.

Não deixe de ler essa reportagem e outras extremamente interessantes sobre memória que estão disponíveis para leitura virtual no endereço abaixo.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, formação leitora, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, poema, Luiz Gama, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, formação docente, revista NPL, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000