Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, formação leitora, ensino de literatura
Fonte: Publicado em Com Ciência, revista eletrônica de jornalismo científico da SBPC, número 52, março de 2004.
Onde encontrar: www.comciencia.br
RESENHA
O número 52 da revista Com Ciência é inteiramente dedicado à memória. Há reportagens e artigos diversos sobre esse tema, associado a diferentes áreas de conhecimento: memória e linguagem, memória e história, perda de memória, notícia e memória, escola e memória. A reportagem "Escolas recuperam memória de comunidade" relata experiências muito parecidas com as que desenvolvemos no Programa Escrevendo o Futuro em 2004. Leia um trecho da reportagem da Com Ciência:
Um desses projetos é o "Jarinu tem Memória", desenvolvido na cidade de Jarinu (SP), iniciado em 1998, por pesquisadores do Centro de Memória da Unicamp e professores da rede municipal de ensino. O registro das inúmeras experiências resultantes dessa iniciativa está no livro Memória em movimento na formação de professores, organizado por Margareth Park, coordenadora do projeto.
Nesse livro, a pesquisadora afirma que a memória não é sonho, mas sim, trabalho. "Podemos acrescentar que a experiência de relembrar em conjunto, isto é, o ato de compartilhar a memória, é um trabalho que constrói sólidas pontes de relacionamento entre os indivíduos", diz ela, para quem compartilhar memórias pode ser a base para viver plenamente o nosso tempo e nos fazer pensar sobre nossas futuras ações.
Além do trabalho em Jarinu, a reportagem também faz referência à formação de professores que vem sendo realizada desde 2001 sob a coordenação de Sônia London, do Instituto Museu da Pessoa (http://www.museudapessoa.net), e é desenvolvida nas séries iniciais das escolas públicas das cidades de Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia em Minas Gerais.
Não deixe de ler essa reportagem e outras extremamente interessantes sobre memória que estão disponíveis para leitura virtual no endereço abaixo.
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, formação leitora, ensino de literatura
Poemas de Luiz Gama
poesia, poema, Luiz Gama, texto literário
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, formação docente, revista NPL, literatura indígena
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.