Olímpia relata as emoções da cerimônia de encerramento e faz uma retrospectiva de suas colunas que auxiliaram os(as) docentes a trilharem as etapas da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
O ano de 2021 convocou um movimento bastante intenso pela busca por nossos(as) estudantes, assim como para o franco envolvimento com as propostas pedagógicas, com destaque à 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Nós, da equipe do Programa Escrevendo o Futuro, investimos em segurar firme a mão de cada um(a) de vocês, acompanhando cada passo do processo e tentando iluminar potencialidades, fortalezas e formas de ressaltar as belezas de, em meio a tantos obstáculos e desafios impostos pela pandemia, seguir apostando na aprendizagem de nossos meninos e meninas, adolescentes e jovens.
Todo o percurso olímpico foi ganhando forma e conteúdo por meio de numerosos textos elaborados exclusivamente para a presente edição, e o espaço “Pergunte à Olímpia” igualmente dedicou-se a fomentar o trabalho com os gêneros discursivos envolvendo toda a turma de estudantes, assim como a refletir com vocês sobre a elaboração do Relato de prática, a estrela da 7ª edição.
Por um lado, os textos produzidos por aqui buscaram retratar o caminho favorável ao desenvolvimento de práticas aliadas às categorias em destaque no concurso, tais como: Olimpíada: dúvidas sobre a inscrição de professores e elaboração do Relato de prática, Relato de prática: não confunda! e Pílulas pedagógicas, um presente olímpico ao alcance das mãos.
Por outro lado, os escritos voltaram-se às diferentes etapas da Olimpíada no sentido de esclarecer dúvidas, como em É a vez da Comissão Julgadora Escolar!, Hora da prosa sobre a Comissão Julgadora Municipal! e Bem-vindas, Comissões Julgadoras Estaduais!, e também trouxeram revelações de momentos desse caminho em que pudemos sentir de pertinho as adoráveis emoções pela apreciação dos Relatos de prática, Linhas do tempo e Álbuns da turma no contexto das Comissões Julgadoras e nos encontros com docentes e estudantes semifinalistas, apresentadas em Cenas e afetos das Comissões Julgadoras Estaduais, Outras cenas e afetos das Comissões Julgadoras Estaduais e, ainda, Semifinais olímpicas: emoções em dose quíntupla.
Coroar todo esse “investimento a muitas mãos” com uma festa foi, sem dúvida, uma forma muito potente, encantadora e envolvente de dizer o quanto nos sentimos gratos(as) por terem escolhido trilhar conosco o caminho da Olimpíada!
Da delicadeza e do entusiasmo na condução e mediação da jornalista Karen de Souza e do influenciador digital Spartakus, passando pelas palavras-poesia de nossa gigante homenageada Geni Guimarães e de tantas fabulosas mulheres, como Elisa Lucinda, Conceição Evaristo e Jarid Arraes, que a abraçaram com suas afetivas e merecidas homenagens, até o anúncio com direito a conferirmos as reações de nossas campeãs e campeões olímpicos; tudo foi encantamento, graça e alegria!
Uma celebração das conquistas de todos(as) nós, não é mesmo? Afinal, ser professor(a) tem exigido um contínuo exercício de perseverança, resiliência e crença no poder (trans)formador da Educação. Cada um(a), que conseguiu realizar o trabalho pedagógico, merece todo o nosso aplauso e reconhecimento!
Agora, com o ano de 2021 já em processo de despedida, queremos abraçar vocês carinhosamente, desejando saúde, harmonia e prosperidade abundantes em cada caminhar.
Ano que vem, estaremos de volta, renovando em e com vocês nossas esperanças de ter a Educação como prioridade e direito de todos(as).
Pra encerrar, segue o vídeo com a nossa festa olímpica, pra acalentar e embalar nossos sonhos:
Um beijo, muito obrigada e até 2022,
Olímpia
Equipe do Programa Escrevendo o Futuro
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.