Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª. Olímpia
Pergunta:

Olímpia relata as emoções da cerimônia de encerramento e faz uma retrospectiva de suas colunas que auxiliaram os(as) docentes a trilharem as etapas da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

 

Brilhantes professores e professoras,

O ano de 2021 convocou um movimento bastante intenso pela busca por nossos(as) estudantes, assim como para o franco envolvimento com as propostas pedagógicas, com destaque à 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Nós, da equipe do Programa Escrevendo o Futuro, investimos em segurar firme a mão de cada um(a) de vocês, acompanhando cada passo do processo e tentando iluminar potencialidades, fortalezas e formas de ressaltar as belezas de, em meio a tantos obstáculos e desafios impostos pela pandemia, seguir apostando na aprendizagem de nossos meninos e meninas, adolescentes e jovens.

Todo o percurso olímpico foi ganhando forma e conteúdo por meio de numerosos textos elaborados exclusivamente para a presente edição, e o espaço “Pergunte à Olímpia” igualmente dedicou-se a fomentar o trabalho com os gêneros discursivos envolvendo toda a turma de estudantes, assim como a refletir com vocês sobre a elaboração do Relato de prática, a estrela da 7ª edição.

Por um lado, os textos produzidos por aqui buscaram retratar o caminho favorável ao desenvolvimento de práticas aliadas às categorias em destaque no concurso, tais como: Olimpíada: dúvidas sobre a inscrição de professores e elaboração do Relato de prática, Relato de prática: não confunda! e Pílulas pedagógicas, um presente olímpico ao alcance das mãos.

Por outro lado, os escritos voltaram-se às diferentes etapas da Olimpíada no sentido de esclarecer dúvidas, como em É a vez da Comissão Julgadora Escolar!, Hora da prosa sobre a Comissão Julgadora Municipal! e Bem-vindas, Comissões Julgadoras Estaduais!, e também trouxeram revelações de momentos desse caminho em que pudemos sentir de pertinho as adoráveis emoções pela apreciação dos Relatos de prática, Linhas do tempo e Álbuns da turma no contexto das Comissões Julgadoras e nos encontros com docentes e estudantes semifinalistas, apresentadas em Cenas e afetos das Comissões Julgadoras Estaduais, Outras cenas e afetos das Comissões Julgadoras Estaduais e, ainda, Semifinais olímpicas: emoções em dose quíntupla.

Coroar todo esse “investimento a muitas mãos” com uma festa foi, sem dúvida, uma forma muito potente, encantadora e envolvente de dizer o quanto nos sentimos gratos(as) por terem escolhido trilhar conosco o caminho da Olimpíada!

Da delicadeza e do entusiasmo na condução e mediação da jornalista Karen de Souza e do influenciador digital Spartakus, passando pelas palavras-poesia de nossa gigante homenageada Geni Guimarães e de tantas fabulosas mulheres, como Elisa Lucinda, Conceição Evaristo e Jarid Arraes, que a abraçaram com suas afetivas e merecidas homenagens, até o anúncio com direito a conferirmos as reações de nossas campeãs e campeões olímpicos; tudo foi encantamento, graça e alegria!

Uma celebração das conquistas de todos(as) nós, não é mesmo? Afinal, ser professor(a) tem exigido um contínuo exercício de perseverança, resiliência e crença no poder (trans)formador da Educação. Cada um(a), que conseguiu realizar o trabalho pedagógico, merece todo o nosso aplauso e reconhecimento!

Agora, com o ano de 2021 já em processo de despedida, queremos abraçar vocês carinhosamente, desejando saúde, harmonia e prosperidade abundantes em cada caminhar.

Ano que vem, estaremos de volta, renovando em e com vocês nossas esperanças de ter a Educação como prioridade e direito de todos(as).

Pra encerrar, segue o vídeo com a nossa festa olímpica, pra acalentar e embalar nossos sonhos:

Um beijo, muito obrigada e até 2022,

Olímpia

Equipe do Programa Escrevendo o Futuro

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé