Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª. Olímpia
Pergunta:

Professores, o Portal Escrevendo o Futuro gostaria de saber quais dificuldades vocês têm enfrentado para exercer a docência, em tempos de Covid-19.

 

Professoras e professores,

Nossas quatro últimas conversas voltaram-se à exploração do assunto mais votado na enquete do final de 2019, considerando os quatro eixos anunciados pela BNCC: leitura, produção de textosoralidade/escuta e análise linguística/semiótica.

Essas publicações cumpriram o compromisso de dar “vez e voz” a vocês, contemplando dizeres capazes de favorecer variados encontros, em diferentes escalas, com as mais diversificadas realidades. Ainda assim, reconhecemos nossas limitações, particularmente as atreladas à impossibilidade de estabelecer uma “prosa mais personalizada”, capaz de chegar bem pertinho das dificuldades vivenciadas por cada um(a) de vocês na prática pedagógica.

Desde o início da quarentena, em função da pandemia, todos fomos convocados a experimentar novas formas de favorecer a construção de conhecimentos. Na ausência das relações presenciais – fundamentais na experiência do sujeito com a aprendizagem – o universo virtual tomou a cena sem pedir licença e sem sequer possibilitar a formação/atualização e o planejamento docentes. Ainda, em casos nos quais não há condições de chegar ao outro virtualmente (especialmente em função da falta de recursos e acesso à internet), o desafio de aprender exige ultrapassar mais e mais obstáculos.

Bem, considerando a complexidade e a densidade (im)postas para o ato pedagógico, entendemos ser essencial abrir um espaço para a escuta do que vocês têm vivenciado para possibilitar a aprendizagem de seus estudantes.

Esse movimento caminha ao encontro de nosso desejo de não apenas acolher demandas, mas sobretudo analisá-las de forma propositiva. Em outras palavras, toda a equipe do Portal deseja conhecer realidades atuais para, então, oferecer pistas, dicas, percursos que otimizem a condição de todos seguirmos mais fortes, vencendo juntos esse momento.

Agora, esse espaço de escuta abre-se para que todos tomem a palavra e revelem respostas à questão: quais dificuldades vocês têm enfrentado para exercer a docência, em tempos de Covid-19?

Para que os dizeres sejam aqui registrados, disponibilizamos um mural de comentários abaixo (em azul). Seguem algumas dicas:

 

  • Focalizem o texto na resposta à pergunta acima anunciada;
  • Para fazer um comentário, basta clicar no sinal de positivo (+), localizado no canto inferior direito da tela azul;
  • Iniciem o texto com dados de identificação (nome, cidade, estado e segmento com o qual trabalha – EFI, EFII ou EM);
  • Evitem textos escritos muito longos;
  • Também é possível deixar seu recado com vídeos e áudios. Para isso, após clicar no sinal de positivo (+), clique nos três pontos e escolha "Film" (para gravar um vídeo) ou "Voice" (para gravar um áudio).

 

 

Feito com Padlet

 

Desde já, agradecemos pela confiança e participação!

Bj carinhoso e obrigada,

Olímpia (em nome de toda a equipe do Portal Escrevendo o Futuro)

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé