Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Porfª Olímpia
Pergunta:

Para inspirar e incentivar a escrita dos relatos de prática, Olímpia traz trechos de relatos vencedores em edições anteriores.

 

Professores queridos,

 

Um relato de prática é uma reflexão, com e para colegas, sobre algo que chamou a atenção na aula, foi diferente do esperado, deu certo, exigiu muito estudo, colocou em dúvida ou confirmou uma convicção... Algo que fez pensar no diálogo para a reconstrução e análise do vivido, algo que gerou aprendizagem.

Margarete Schlatter, 2019

 

Com os dizeres inaugurais do texto “O percurso de escrita do relato de prática: da experiência vivida à proposta de uma reflexão singular”, de autoria da Profa. Margarete Schlatter, publicado na revista Na Ponta do Lápis, nº 33, iniciamos a conversa da semana, no intuito de contribuir para a elaboração dos relatos pelos professores e professoras semifinalistas da 6a edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Recuperando nossas recentes prosas, com as duas publicações - “Relato de prática: hora dos escritos docentes!”“Relato de Prática: já pegou sua lupa?” -, voltadas, respectivamente, à apresentação de perguntas-chave e aos momentos constitutivos da atividade de elaboração escrita (marcada pela apreciação de práticas que “merecem lupa”), entendo que as principais informações e sugestões tenham sido socializadas.

Agora, trago alguns trechos de relatos vencedores, das edições de 2014 e 2016, representantes das cinco regiões do país, a fim de iluminar aspectos favoráveis à elaboração de relatos de prática caprichados e bem aderentes à proposta, que conversem de perto com o vivido e com a possibilidade de inspiração para novos textos e novas experiências em salas de aula! Vamos lá? Acessem cada tópico e confiram algumas “belezas olímpicas”:


Bem, queridos(as) parceiros(as) de reflexão, espero que tais exemplos sirvam de incentivo para a produção dos relatos de prática de todos os semifinalistas. Aproveito para lembrar que os textos já podem ser encaminhados pelo Portal Escrevendo o Futuro, clicando aqui.

Estou na torcida pelo sucesso de todos(as)!

Um beijo carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé