Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Home
Formação
Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia

Olímpia – 2019: Olimpíada à vista!
Profª Olímpia

Professora Olímpia fala sobre as novidades de 2019, como o concurso de textos e as demais ações formativas.

 

Se muito de minha infância pobre, muito pobre, me doía, havia felicidades também incontáveis. As margaridas, as dálias e outras flores de nosso pequeno jardim. As frutas nos pés a matar a nossa fome. Os bolinhos de comida que mãe amassava com as mãos e enfiava em nossas bocas. As bonecas de capim ou bruxas de panos que nasciam com nome e história de suas mãos. O céu, as nuvens, as estrelas, sinais do infinito que minha mãe e tia nos ensinaram a olhar e a sentir. E desse assuntar a vida, que foi ensinado por elas, ficou essa minha mania de buscar a alma, o íntimo das coisas. De recolher os restos, os pedaços, os vestígios, pois creio que a escrita, pelo menos para mim, é o pretensioso desejo de recuperar o vivido. A escrita pode eternizar o efêmero...

(Trecho do depoimento de Conceição Evaristo, UFMG, maio de 2009)

Queridos leitores,

Feliz 2019, com muita saúde, sabedoria e esperança a todos!

Mais um ano de trabalho e reflexão está começando e, com ele, abundantes e significativas oportunidades de troca e aprendizado colocam-se diante de todos nós!

Digo isso especialmente pelo fato de que 2019 convida gestores, professores e alunos para a 6a edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, nosso tão aguardado concurso de produção de textos para estudantes de escolas públicas do 5o ano do EF ao 3o ano do EM.

Como certamente notaram, iniciei nossa prosa na companhia ilustre de Conceição Evaristo e quero explicar o porquê dessa escolha: primeiro, por se tratar de uma autora que, com singular escrevivência, convoca todo leitor a um profundo exercício de aproximação com suas experiências de vida, com os lugares, objetos, cenários, pessoas e olhares próprios de quem busca o “íntimo das coisas”, favorecendo, assim, uma articulação direta com o tema de nosso concurso - “o lugar onde vivo” – e a chamada para análises reflexivas com o intuito, de capturar, investigar, “recuperar o vivido” e “eternizar o efêmero”, por meio da escrita e de outras linguagens. Somado a isso, a premiada escritora mineira será homenageada na edição de 2019, o que acredito ser promessa de grandes inspirações e emoções!

Com o anúncio da nova edição, muitas novidades passam a integrar a rotina formativa do “professor olímpico”! Vamos conferir a nova organização dos anos escolares e os respectivos gêneros?

 

Poema

5º ano do Ensino Fundamental

Memórias Literárias

6º e 7º anos do Ensino Fundamental

Crônica

8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Documentário

1º e 2º anos do Ensino Médio

Artigo de Opinião

3º ano do Ensino Médio

Para o passo a passo do trabalho em sala de aula, todos os professores contam com nossos Cadernos Virtuais, organizados por gênero para favorecer o planejamento das ações nas turmas, a partir da investigação dos saberes prévios dos estudantes, promovendo a melhor gestão do tempo didático, em função das maiores dificuldades encontradas.

Falando em tempo didático, quero enaltecer a necessidade de um olhar cuidadoso de todos vocês, especialmente nesse início de ano, a fim de que planejem a entrada da Olimpíada nas aulas de língua portuguesa, lembrando sempre das efetivas articulações entre os currículos e a proposta de ensino integrado das diferentes práticas de linguagem, presente em todos os nossos materiais.

Também vale lembrar que o concurso de textos é uma singular oportunidade de envolver todos os alunos em atividades consistentes, reflexivas e intimamente vinculadas a práticas de observação, reflexão, investigação e análise da realidade local, com vistas à produção de poemas, memórias literárias, crônicas, documentários e artigos de opinião aderentes às singularidades do lugar onde vivem os estudantes.

Para terminar, proponho um “combinado”: como desejo estar ao lado de vocês no decorrer de todo o trabalho com as atividades dos Cadernos Virtuais, não hesitem em já escreverem para mim, enviando perguntas e inquietações, pois, assim, poderei “ajustar meus óculos”, falando ainda mais de perto com a realidade e as necessidades de vocês!

Fiquem de olho na Olímpia e no Portal: o lançamento da 6ª edição Olimpíada de Língua Portuguesa será no dia 20 de fevereiro de 2019! 

Uma dica preciosa: façam já o cadastramento no Portal, a fim de agilizar a sua inscrição na Olimpíada.

Contamos com todos vocês!

Um beijo carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310