Home
Formação
Pergunte à Olímpia
Olímpia é uma professora apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, que responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita. Venha conversar com ela. Envie a sua pergunta para escrevendofuturo@cenpec.org.br!

Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia está de volta!
Profª. Olímpia

Envie para a Professora Olímpia sugestões e indicações de temas para 2018.

 

Ancorado na Antártica, ouvi ruídos que pareciam de fritura. Pensei: Será que até aqui existem chineses fritando pastéis? Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada. O efeito visual era belíssimo. Pensei em fotografar, mas falei pra mim mesmo: “Calma, você terá muito tempo para isso...”. Nos 637 dias que seguiram, o fenômeno não se repetiu. As oportunidades são únicas.

Amyr Klink

Educadores queridos,

Sejam muito bem-vindos!

Quero iniciar nossa prosa agradecendo os comentários carinhosos, na última mensagem de 2017, das professoras Ana Cláudia Fontana e Etelvina Aparecida Marques de Assunção, estendendo a todos o desejo de um Ano Novo repleto de ótimas parcerias e muito aprendizado!

E, então, estão animados? Conseguiram descansar? Espero que sim, pois 2018 será um ano importante para todos nós, que ativamente participamos do Programa Escrevendo o Futuro.

Olhando para trás, há cerca de cinco anos, começamos a compor a seção “Pergunte à Olímpia” e, desde então, conto com a leitura atenta de vocês, por vezes, acompanhada de comentários, além do envio de variadas dúvidas sobre a “lida nas salas de aula”, nosso maior foco de atenção e análise.

Assim, começar nossa conversa com o anúncio de um ano de diálogo, parceria e colaboração está longe de ser algo inédito, não é mesmo? Então, afinal, o que 2018 terá de diferente, singular e especial?

A mudança maior, no contexto do Programa, está na realização do Concurso de Textos da Olimpíada de Língua Portuguesa que, comumente, ocorria nos anos pares, mas que terá sua próxima edição em 2019.

Isso significa dizer que, no decorrer de todo o ano, contaremos com vocês para uma tarefa de fôlego: captar, observar e analisar práticas educativas, inspiradas nos “dizeres olímpicos”, pensando em estreitar laços entre o que temos e o que queremos.

Estaremos diante de um ano privilegiado, “uma oportunidade única” para a mobilização (de redes, escolas, gestores, educadores e estudantes), com o intuito de promover debates sobre realidades e demandas, visando a possíveis ajustes, novos arranjos e formatos para nosso Programa e Concurso de Textos.

Mas, atenção: isso não significa que as já consagradas ações formativas ficarão em segundo plano! Continuaremos apostando nas práticas de formação continuada, como os cursos virtuais, os encontros de formação presenciais e a distância, além de investirmos em novos cursos on-line e ferramentas interativas; tudo para otimizar nosso diálogo, tornando-o ainda mais consistente e propositivo.

Nessa direção, também caminharão os meus escritos, sempre de olho nas temáticas atuais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e em significativos modos de promover encontros com o conhecimento. Então, caros parceiros, meu conselho é que fiquem coladinhos no nosso Portal!

Para terminar, lanço uma ideia: que tal vocês deixarem um comentário, para inaugurar a troca em 2018, com sugestões de assuntos para publicação?

Como sempre, estarei à espera da participação de todos!

Um beijo carinhoso e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310