Cremos

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Ao poeta Nei Lopes pelo poema “História para ninar Cassul-Buanga”

Conceição Evaristo


Cremos.

Quando as muralhas

desfizerem-se

com a mesma leveza

de nuvens-algodoais,

os nossos mais velhos

vindos do fundo

dos tempos

sorrirão em paz.

 

Cremos.

O anunciado milagre

estará acontecendo.

E na escritura grafada

da pré-anunciação,

de um novo tempo,

novos parágrafos

se abrirão.

 

Cremos.

Na autoria

desta nova história.

E neste novo registro

a milenária letra

se fundirá à nova

grafia dos mais jovens.

 

In: Poemas da Recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2020, pp. 63-64.


Maria da Conceição Evaristo de Brito é romancista, contista e poeta, de Belo Horizonte (MG), nasceu em 1946. Formada em Letras, fez mestrado em Literatura Brasileira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Defendeu a tese de doutorado “Poemas Malungos – Cânticos Irmãos”, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Escreve para revistas e publicações, nacionais e internacionais, cujo tema é a afrobrasilidade. Atualmente, Conceição leciona na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como professora visitante. (Cf. Enciclopédia Itaú Cultural).

6 thoughts on “Cremos

  1. A ludicidade poética através de ritmos e métricas transmite sentimentos (emoção, alegria), estimula a imaginação, a criatividade, a sensibilidade, os conhecimentos e os valores humanos. Fortalece o protagonismo no desenvolvimento das capacidades, habilidades e competências no processo de aprendizagens significativas e molda o ser humano como sujeito social histórico e cultural.

  2. O poema “Cremos” tem muita relevância para o desenvolvimento do pensamento com uma reflexão através das interações, saberes, conhecimentos e valores … estimulando a autoestima, a imaginação, a ludicidade e o desenvolvimento humano no processo de construção das aprendizagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *