Stop poético

O objetivo do stop poético, além da brincadeira, é estimular o aluno a escolher palavras a partir de suas componentes fonéticas e morfológicas (linhas a até f), deixando a preocupação com o sentido um pouco de lado. É uma espécie de livre associação, mas nem tão livre assim.

Você deve escolher as palavras previamente, cuidando sempre para que tenham uma extensão que permita aos alunos completarem a tarefa. Por isso, “teste” antes as palavras escolhidas. Cabe a você, também, fazer as alterações que julgar necessárias na tabela do jogo, eliminando as regras que parecerem muito difíceis para sua turma, acrescentando outras regras (que podem ser decididas em conjunto com a turma) ou duplicando-as (por exemplo, solicitando duas palavras para cada linha).

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Atividades

  1. Vocês conhecem o jogo stop? Como vocês imaginam que seria um stop poético? As regras são um pouco diferentes das do jogo original, mas a lógica é a mesma: vocês vão completando cada uma das colunas da tabela de acordo com o que é solicitado, a partir das palavras fornecidas pelo professor. Vamos lá? Tentem fazer o mais rápido que vocês conseguirem!
  2. A atividade pode ser realizada tanto em aula quanto em casa, individualmente ou em duplas. Além disso, é uma boa oportunidade para sugerir que os alunos procurem as palavras em dicionários, jornais, revistas, livros, cartazes, placas de trânsito, panfletos publicitários, etc.

Exemplo para as palavras escada e perna.