Desafios sonoros

Esta etapa é lúdica e tem como objetivo fazer o aluno experimentar um uso criativo da linguagem e seus potenciais expressivos. Todas as atividades exigem que ele parta de um “problema” (a exigência ou a limitação de uma letra, a substituição de determinadas palavras) e procure “soluções” para ele, realizando, para isso, uma série de “operações” morfossintáticas (inversão da ordem da frase, concordância nominal e verbal) e semânticas (busca por sinônimos e antônimos, ironia, uso de palavras em sentido figurado).

 

Atividades

Veja se você consegue:

  1. Escrever uma frase só com palavras que comecem com uma mesma letra:
    a) Com a vogal “a”.
    b) Com a consoante “p”.
  2. Reescrever a letra de Parabéns a você sem utilizar nenhuma palavra que contenha a vogal “i”.
  3. Reescrever a letra de Parabéns a você substituindo as palavras “querida” e “vida” por um par de palavras que também rime.
  4. Agora compartilhe seus resultados com os colegas.
  5. Que tal fazer uma lista com todas as frases criadas na atividade 1? E por que não tentar produzir um poema coletivo a partir dessas frases?
  6. Não esqueça de cantar as novas versões de Parabéns a você!