Bloco 1

Oficina 3

Etapa 2

As imagens no documentário

Puccini (2009) afirma que as imagens do filme documentário podem ser de três tipos:

1. Imagens obtidas através de tomadas em direto – Todo e qualquer registro de imagens obtidos originalmente para a construção do documentário. Esses registros podem, por sua vez, ser divididos em dois tipos:

1.1 Registros de eventos autônomos – Todo e qualquer evento que ocorra de forma independente à vontade de produção do filme, de maneira não controlada pelo filme, o que inclui manifestações populares, cerimônias oficiais, tragédias naturais, acontecimentos esportivos etc.

O curta Braço armado das empreiteiras é um exemplo de registro de evento autônomo. Ele é analisado no Bloco 4, Oficina 2, Etapa 4. Assista:

Braço armado das empreiteiras. Ernesto de Carvalho, Juliano Dornelles, Marcelo Pedroso, Pedro Severien. Brasil, 2014, 3 min e 50 seg.

1.2 Registros de eventos integrados – São aqueles que ocorrem por força da produção do filme, organizados e integrados ao filme, sucedem exclusivamente para o filme. Incluem-se, entre os eventos integrados, entrevistas, imagens de cobertura para ambientação do documentário, apresentações musicais, encenação.

O curta Gilmar - ofício cabeleireiro é um exemplo de registro de evento integrado. Ele é analisado no Bloco 4, Oficina 2, Etapa 3. Assista:

Gilmar - ofício cabeleireiro. Dannyel Leite. Brasil, 2014, 11 min e 4 seg.

2. Imagens obtidas em material de arquivo – São imagens em movimento, filmes e vídeos que podem ter origem diversa, desde cinejornais, filmes institucionais, reportagens de telejornalismo, especiais de TV, ou até mesmo incluir materiais retirados de outros filmes, de ficção ou documentário. Normalmente, o uso dessas imagens é permitido desde que o detentor de direitos das imagens conceda uma autorização ao projeto.

3. Imagens obtidas através de recursos gráficos – Essas imagens incluem os intertítulos, ou cartelas de informação textual inscritas na tela, as animações (figurativas ou não), a inserção e ilustração de dados técnicos (números, escalas, gráficos) e as imagens em still, como fotografias e documentos relevantes (recortes de revistas e jornais e documentação diversa, como certificados, certidões etc.). O uso das fotografias e dos documentos está também sujeita à negociação de uma autorização com o detentor de direitos dos materiais.

Nós que aqui estamos por vós esperamos é um bom exemplo dos itens 2 e 3. O documentário é construído a partir de imagens de arquivo, e também faz uso de recursos gráficos como legendas e intertítulos. Ele é analisado no Bloco 4, Oficina 3, Etapa 4. Assista:

Dica: ao longo do filme você verá alguns comentários da equipe do Programa Escrevendo o Futuro. Se desejar assistir sem as observações, clique no ícone de comentários para desativá-los.

Nós que aqui estamos, por vós esperamos. Marcelo Masagão. Brasil, 1999, 73 min. Trailer.