Bloco 1

Oficina 3

Etapa 1

Introdução

Se, por um lado o documentário reúne diversas formas de representar o real – modos expositivo, observacional, participativo, reflexivo, performativo e poético –, por outro há elementos que podem ser usados sem exclusividade, como estratégias comuns aos distintos subgêneros.

O documentário constrói seu discurso a partir de registros do real: personagens, imagens e sons ancorados no mundo histórico, diferente daquele criado pela imaginação de alguém, como normalmente acontece na ficção. E esses registros colaboram para para legitimar  o ponto de vista do filme sobre a realidade.

Esses elementos podem se manifestar de variadas maneiras. Enquanto a ficção recorre, frequentemente, à encenação, no documentário ela é apenas uma das estratégias possíveis.

Nesta oficina, vamos detalhar como o gênero Documentário se apropria deles.

As personagens no documentário

Para que se tenha uma narrativa – documental ou ficcional –, é necessário que ao menos uma personagem aja em determinado local durante algum tempo.

Deve-se ressaltar que personagens não se limitam a tipos humanos, elas podem ser identificadas como animais, objetos, espécies biológicas, forças naturais ou mesmo entidades abstratas.

Em Roteiro de documentário – da pré-produção à pós-produção, Puccini (2009) assinala que as personagens podem aparecer nos documentários de três formas:

1. Em situação de conflito – Trata-se do modelo clássico da “Jornada do Herói”, típico dos filmes de ficção, mas que também pode ser encontrado nos documentários. Para cumprir uma missão ou satisfazer um desejo, o protagonista enfrenta inúmeros obstáculos. O aumento gradual da tensão leva a curva dramática a um clímax, ponto máximo de tensão. Na sequência, apresenta-se a resolução da história. A receita busca o efeito de empatia entre personagem e espectador, o que ocorre quando este passa a se identificar com o protagonista/herói e a sentir suas dores e infortúnios.

O curta A garrafa e a tartaruga é um exemplo de personagem em ação de conflito. Clique aqui para assistir.

A partir dos elementos de ficcionalização utilizados, a garrafa personifica o papel da vítima e a tartaruga, o de vilão. A garrafa é “perseguida” pela tartaruga e acaba sendo engolida pelo animal.

O curta A garrafa e a tartaruga é analisado no Bloco 4, Oficina 4, Etapa 1

2. Em situação de entrevista – A personagem se revela não em situação de ação, mas na interação com o entrevistador, oportunidade em que narra ações ou faz comentários. O relato de ações ou os comentários podem trazer embutido a referência a outras personagens, chegando mesmo a minimizar o papel do entrevistado, colocando-o mais na condição de testemunha de determinado evento histórico do que de protagonista de sua própria história.

O curta Roupa pra tirar retrato (2004) é um exemplo de personagem em situação de entrevista. Assista:

Roupa pra tirar retrato. Sérgio Roizenblit. Brasil, 2004, 3 min.

A entrevistada conversa com o entrevistador sem que outros recursos de representação do real, como reencenação de vida cotidiana ou narração, sejam utilizados.

O curta Roupa pra tirar retrato (2004) é analisado no Bloco 1, Oficina 2, Etapa 3.

3. Encenando – Em geral, a personagem encena para a câmera suas atividades cotidianas. Essa estratégia serve para criar maior variedade de imagens para o filme, quebrando o monopólio do enquadramento padrão da entrevista (câmera fixa em plano médio ou primeiro plano). Tal recurso possibilita cobrir momentos diversos da vida das personagens, pois a possibilidade de estar colado à personagem o tempo inteiro, deslocando-se com ele a todos os cantos, muitas vezes esbarra em limites éticos, de preservação de privacidade.

O curta Até o céu leva mais ou menos 15 minutos é um exemplo de personagem em situação de encenação. Assista:

Até o céu leva mais ou menos 15 minutos. Camila Battistetti. Brasil, 2013, 13 min.

Em Até o céu leva mais ou menos 15 minutos há indícios fortes de que a situação filmada no carro foi planejada para se desenrolar para as câmeras, e não um registro ocasional do real. Uma indicação é o fato de a câmera já estar posicionada dentro do carro antes da chegada de mães e filhos.

O curta Até o céu leva mais ou menos 15 minutos é analisado no Bloco 1, Oficina 1, Etapa 2.