Referências

Obras citadas no Caderno

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagem do povo. São Paulo, Brasiliense, 1985.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentários. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Francis, 2006.

LIRA, Bertrand. “Prazer visual e estética e o modo poético no documentário paraibano”, in: Culturas Midiáticas, v. 8, 2015, pp. 211-223.

LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários – Conceito, linguagem e prática de produção. São Paulo: Summus, 2012.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.

MARTINS, Fernanda Aguiar; SANTOS, Emerson Roberto Dias. “As sinfonias urbanas, uma breve introdução sobre suas origens e seus inventores”, in: Anais do III Encontro Baiana de Estudos de Cinema, 2012. Disponível em <http://www3.ufrb.edu.br/ebecult/wp-content/uploads/2012/04/As-sinfonias-urbanas-uma-breve-introdu%C2%8Da-%C3%83%C3%89o-sobre-suas-origens-e-seus-inventores.pdf>

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.

PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário. Da pré-produção à pós-produção. Campinas, Papirus, 2009. Disponível em <http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/285156/1/Soares_SergioJosePuccini_D.pdf>

SALLES, João Moreira. “A dificuldade do documentário”, in: Martins, José Souza; Eckert, Cornelia; Caiuby Novaes, Sylvia (orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005, pp.57-71. Capítulo 3. Disponível em <https://edoc.site/a-dificuldade-do-documentario-joao-moreira-sallespdf-pdf-free.html>

VALLES, Rafael. Doc On-line, nº 19, mar., 2016. Disponível em <www.doc.ubi.pt>, pp. 213-222.

Outras obras indicadas para leitura

DA-RIN, Silvio. Espelho partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue, 2004.

LABAKI, Amir; MOURÃO, Maria Dora (orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho – Televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real – Sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

MARTINS, Índia Mara. “Documentário animado: tecnologia e experimentação”, in: Doc On-line, nº 4, ago., 2008. Disponível em <www.doc.ubi.pt>, pp. 66-91.

MIGLIORIN, César. Ensaios no real. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010.

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal… O que é mesmo documentário? São Paulo: Senac, 2008.

RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema II. São Paulo: Senac, 2005.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). Documentário no Brasil: tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004.

Revistas sobre documentário e cinema

Doc On- line

A Doc On-line, Revista Digital de Cinema Documentário, tem como objetivo divulgar investigações no âmbito do documentário, com especial ênfase nas abordagens de carácter multidisciplinar.

Devires

Publicada conjuntamente pelos programas de pós-graduação em Comunicação e Antropologia da FAFICH-UFMG, a revista Devires procura associar os estudos do cinema ao domínio das Humanidades, em busca de uma interlocução entre as diferentes abordagens que tratam a escritura do filme em sua relação com as múltiplas formas de vida. Congregando autores de diferentes instituições do Brasil e do exterior, procura produzir uma publicação engajada nos debates teóricos e nas obras que refletem crítica e intensamente o campo do cinema em sua longa tradição e nos dias de hoje.

REBECA – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual

A REBECA – revista brasileira de estudos de cinema e audiovisual, editada pela SOCINE, publica artigos, entrevistas, traduções, resenhas e trabalhos criativos nas áreas de cinema e audiovisual.

Significação, Revista de Cultura Audiovisual

Significação – Revista de Cultura Audiovisual publica artigos e resenhas dedicados ao estudo dos meios e processos audiovisuais e dos sistemas digitais, pensando-os em sua diversidade de práticas e de ideias que envolvem os seus processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão.

Indicação de sites de curtas

Porta Curtas

O Porta Curtas é um projeto que visa não apenas trazer os melhores curtas-metragens brasileiros para a internet, mas também formar um painel representativo da produção nacional de curtas em termos de décadas, técnicas, tendências e elencos.

Curta na escola

O Projeto Curta na Escola e seu desdobramento, a Coleção Curta na Escola, têm a missão de promover a interação, o debate, o registro e a construção contínua e colaborativa de conhecimento sobre a utilização dos curtas-metragens brasileiros na educação.

Curta o curta

O acervo Curta o Curta é composto por filmes de curta-metragem brasileiros, de diversos gêneros e formatos de produção. Navegue e conheça obras de ficção, documentários, animações  e de experimentação de linguagem, assim como filmes selecionados e premiados em festivais brasileiros, filmes antigos e lançamentos.

Kinoforum

Criada em 1995, a Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos, realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro. Em intercâmbio com associações e eventos nacionais e internacionais, promove a divulgação do audiovisual brasileiro e latino-americano. É responsável também por diversas atividades como o Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, o Guia de Festivais Audiovisuais, site kinooikos.com e Crítica Curta.

CurtaDoc

O CurtaDoc é um espaço dedicado ao documentário latino-americano. O projeto nasceu em 2009 no Brasil como um programa para o SescTV, e desde 2011 é também um acervo online. Além de um rico arquivo, estamos formando uma rede de interessados na cultura do documentário. O CurtaDoc quer ajudar a promover o acesso, o intercâmbio, a integração entre os países e idiomas, valorizando a produção e difundindo o audiovisual como patrimônio imaterial.

Vídeo nas aldeias

Criado em 1986, Vídeo nas Aldeias (VNA) é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha.

Indicação de sites de documentários

Doc BR

Este site faz um levantamento do documentário realizado no Brasil, desde seus primórdios. A ideia é que subsidie novas pesquisas, tornando-se um atalho para pesquisadores da área. Aqui estão catalogados documentários de todos os tipos, independente de sua duração, formato de captação, origem da produção ou experiência do diretor(a). Neste levantamento constam documentários clássicos, premiados, amadores, caseiros e que beiram a fronteira com outras categorias.

É tudo verdade

Festival internacional de documentários.

Documentários Vários

Oferece mais de 1000 documentários divididos  em diversas categorias.

Canal do Discovery Channel

Canal com uma grande variedade de documentários Discovery Channel, legendados ou dublados, todos em alta definição (720p – 1080p).

Indicação de sites de filmes independentes

Librelix

Libreflix é uma plataforma de streaming aberta e colaborativa que reúne produções audiovisuais independentes, de livre exibição e que fazem pensar.

Indicação de entrevistas com realizadores

Eduardo Coutinho

PROGRAMA DE FRENTE COM GABI. Entrevista Eduardo Coutinho. 2002. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VhKPsqQnM2U&t=869s>.

SANGUE LATINO. Eduardo Coutinho no Sangue Latino. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P74JT7jMURg>.

ESTÁCIO.DOC. Eduardo Coutinho entrevistado por Marcelo Rennó. 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lr9fYtUH8w4&t=2360s>

PUC-SP. Íntegra da conversa com Eduardo Coutinho na PUC-SP em 27/04/2012. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eLSMA4qZm34&t=4820s>.

NADER, Carlos. Coutinho, 7 de outubro. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UOsEWc29vxc&t=425s>.

VILLELA, Jackson. Documentário “Coutinho e o Outro” (Parte 1). 2001. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VtTVSYwHiBU&t=316s>.

DIVERSO. Eduardo Coutinho – Parte 1. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n4c45FKDPHU>.

DIVERSO. Eduardo Coutinho – Parte 1. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c9ByN6KaKSc&list=PL320CDE375A4AE547>.

TARDIN, Rená. Coutinho Repórter. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1oZKEilHcL4>.

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. Alberto Dines entrevista Eduardo Coutinho. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZRY8hyffUgA>.

JOGO DE IDÉIAS. Eduardo Coutinho. 2006. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Zg-mxrVGu38>.

Visões do documentário:

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 01. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hneAOHHCszA&t=473s>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 02. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jbJi_S_St88>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 03. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ReVHCQoplro&t=381s>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 04. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vhmIE_K_V1o>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 05. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YghK3m_p3c0>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 06. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=U1F5JEVPNKE>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 07. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gkce127y0Es>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 08. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LUQ5CjyX4mE>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 09. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2DuQdor9Gx0>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 10. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Kn9XqMkJeOY>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 11. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eEntpvbtLyA>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 12. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UF0cFksr1vU&t=14s>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 13. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WHtBZt3rMQM>.

CASA DO SABER RIO. Visões do Documentário – Eduardo Coutinho – parte 14. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MRDptCpaMEk>.

João Moreira Salles

Visões do documentário:

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 01. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=K3MNDWUtMSI&list=PL72672E51FFE5CC18>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 02. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=W16cqghDVRg&index=2&list=PL72672E51FFE5CC18>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 03. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4QHF8y5ADqA&index=3&list=PL72672E51FFE5CC18>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 04. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QpCM6XVkuUw&index=4&list=PL72672E51FFE5CC18>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 05. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wKK8l1ZxLAE&list=PL72672E51FFE5CC18&index=5>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 06. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-VL8zFMAuBE&index=6&list=PL72672E51FFE5CC18>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 07. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=grcgZw3exrk&index=7&list=PL72672E51FFE5CC18>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 08. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f08U8qocBuc&index=8&list=PL72672E51FFE5CC18>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 09. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PvtHjLyw8sM&list=PL72672E51FFE5CC18&index=9>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 10. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CbxJa09kXNw&index=10&list=PL72672E51FFE5CC18>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 11. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=69NMhdHS1HI&index=11&list=PL72672E51FFE5CC18>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 12. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HN2fTKH2mHM&list=PL72672E51FFE5CC18&index=12>.

CASA DO SABER, MATIZAR FILMES. Visões do Documentário – João M. Salles – parte 13. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-QwNOTB6DKw&index=13&list=PL72672E51FFE5CC18>.

VARANDAS.DOC. O documentário e a memória | João Moreira Salles. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Pf1SZbBc3cI>.

TRIP TV. Depois da revolução, a ressaca – João Moreira Salles. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wPEY8blBJMk&list=PLzyDfTt0jqD9MVGx_erZ1hRmKFwi5h9GG>.

É TUDO VERDADE. 1. 16ª Conferência Internacional do Documentário É Tudo Verdade – Petrobras. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=p2EbdB8veBs>.

EICHENBERG, Fernando. Encontro de João Moreira Salles com Amir Labaki em entrevista a Fernando Eichenberg. 2005. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qomLxhRMgM8>.

ITAU CULTURAL. 1. O Jornalismo e as Longas Narrativas – II Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3lP5BmRbZCo>.

Bill Nichols – Pesquisador de documentários

XavanteVê

XAVANTEVE. “Documentário e Distribuição” XavanteVê entrevista Bill Nichols. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GgB1VwI2ZyE&list=PLEsy5CeTYgT89EHpbl1SWpUNnltg2oTB4>.  – Parte 1

XAVANTEVE. “Documentário na Era Digital” XavanteVê entrevista Bill Nichols. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NBVXUrSAsW4&index=2&list=PLEsy5CeTYgT89EHpbl1SWpUNnltg2oTB4>.  – Parte 2

XAVANTEVE. “Mockumentary e Documentário Irônico” XavanteVê entrevista Bill Nichols. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6RdaA9vSLQI&index=3&list=PLEsy5CeTYgT89EHpbl1SWpUNnltg2oTB4>.– Parte 3

XAVANTEVE. “Documentário Performático” XavanteVê entrevista Bill Nichols. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SVqb5Ovv04Q&index=4&list=PLEsy5CeTYgT89EHpbl1SWpUNnltg2oTB4>.– Parte 4

XAVANTEVE. “O Som no Documentário” XavanteVê entrevista Bill Nichols. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LLu13-KKdg0&list=PLEsy5CeTYgT89EHpbl1SWpUNnltg2oTB4&index=5>. – Parte 5

XAVANTEVE. “Documentário e Público” XavanteVê entrevista Bill Nichols. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7Cg5441Hjfc&list=PLEsy5CeTYgT89EHpbl1SWpUNnltg2oTB4&index=6>. – Parte 6

XAVANTEVE. EXTRA “Documentário no Brasil” XavanteVê entrevista Bill Nichols. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0cWq1bJB6eg&index=7&list=PLEsy5CeTYgT89EHpbl1SWpUNnltg2oTB4>. – Parte 7

Kiko Goifman

JOGO DE IDEIAS. Kiko Goifman – O futuro do documentário brasileiro. 2005. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4rKOBOoT9Dw>.

SALA DE CINEMA. Sala de Cinema: Kiko Goifman. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=x2Zwjje7MpA>.

Jorge Furtado

JOGO DE IDEIAS. Jorge Furtado. 2005. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s3sAwqf7_3M&t=1455s>.

RODA VIVA. Roda Viva | Jorge Furtado | 20/08/2007. 2007. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2OviBkoJFPU>.

Maria Dora Mourão – Montadora, professora da Universidade de São Paulo (USP)

REVISTA SIGNIFICAÇÃO. 1. Montagem no cinema – Maria Dora Mourão. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RfIZCaAYFfg&list=PLXj2J8U_Gjve3-B5mqv3oOLqRFMwugwoF>.

JOGO DE IDEIAS. O Cinema do Real. 2005. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=omkpWpV3bIY>.

Jordana Berg – Montadora de filmes de Eduardo Coutinho

TRIP TV. Jordana Berg fala sobre Eduardo Coutinho e última obra do documentarista – #47. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JfwHhkZU2jU>.

CANAL CURTA. Jordana Berg fala sobre montar filme sem Eduardo Coutinho. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ocKoEX2UBfs>.

Ismail Xavier

REVISTA SIGNIFICAÇÃO. O narrador no cinema – Ismail Xavier. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bHBZ4RQQMZk>.

REVISTA SIGNIFICAÇÃO.  A opacidade e a transparência no cinema – Ismail Xavier. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZLVF94mZZnI>