Pular para o conteúdo

Espaço para o professor

17 de novembro de 2019

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Os relatos de prática dos professores mostram as diferentes estratégias de que eles se utilizaram para mobilizar seus alunos. “Eles revelam muito sobre o trabalho desenvolvido e o lugar onde o professor atua. Vários deles ainda conseguiram trazer temas políticos para o espaço local, onde parece que nada acontece”, diz a formadora Denise Teixeira. “Um professor, por exemplo, usou ditos populares para iniciar as discussões sobre opinião com os estudantes. Eles revelam uma sabedoria local, ao mesmo tempo são entendidos como uma verdade quase absoluta”, lembra.

A grande participação dos pequenos municípios do país entre os semifinalistas também chamou a atenção das formadoras. Para Denise, a maior valorização da escola nessas regiões pode explicar seu grande envolvimento com a Olimpíada. “São professores que alfabetizaram várias gerações de uma comunidade, ainda são referência em seus locais de atuação e por isso conseguem o engajamento de todos em torno da educação. A importância da escola também aparece com clareza nesses relatos”, avalia.   

 

Início dos trabalhos

Neste primeiro dia, os professores tiveram um momento de apresentações sobre quem são e conheceram melhor a programação do Encontro de Semifinalistas. Hoje, os professores também começaram a refletir sobre sua construção como leitores a partir de alguns materiais em que a escritora Conceição Evaristo aborda a questão de sua perspectiva pessoal, explica a formadora Cristiane Tavares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *