Pular para o conteúdo

As muitas vozes de São Paulo

Palco de grandes manifestações da história do Brasil, São Paulo reúne mais de 12 milhões de habitantes. Na maior cidade do país vivem pessoas com as mais diversas origens, muitas vindas de outros estados e de diversas regiões do mundo. A variedade de pessoas, culturas, histórias e referências traz consigo uma multiplicidade de visões de mundo e, portanto, de opiniões.
Em São Paulo, todos os dias podemos encontrar conferências e debates sobre os mais diversos assuntos: temas específicos debatidos por especialistas ou questões de interesse público a serem discutidos com toda a população. As manifestações também refletem essa diversidade: quem é favorável ou contrário a um determinado tema pode resolver ir para a rua expressar sua indignação e chamar o restante da população para se manifestar a respeito. 
A Avenida Paulista é um dos lugares preferidos por manifestantes de todos os tipos. Por suas ruas largas, entre seus altos edifícios, já passaram mobilizações sobre temas políticos, sociais e culturais. Na rua, podem caminhar lado a lado desconhecidos e figuras importantes da política ou das artes. Cada voz buscando alcançar mais pessoas na defesa de seus ideais.
O centro da cidade é outro lugar de referência para muitas mobilizações. Os prédios antigos da região já foram testemunhas de importantes momentos da história do Brasil. Um dos episódios mais famosos foi o ato Diretas já, que em 1984 pedia eleições diretas para a presidência do Brasil. O Vale do Anhangabaú, na região central, reuniu mais de 1,5 milhão de pessoas para declarar seu apoio ao movimento.
 

Pontos turísticos

 

Os palcos dessas grandes manifestações também guardam outros marcos da história e da cultura brasileira. Na Avenida Paulista não deixe de visitar espaços como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o casarão histórico do centro cultural Casa das Rosas e as exposições do Instituto Moreira Salles (IMS). Aos domingos, a avenida é fechada para carros e muitas apresentações culturais podem acontecer em plena rua.
Já no centro da cidade, conheça a importante Catedral da Sé, o Pateo do Collegio, onde a cidade teve início, e o Theatro Municipal, palco da Semana de Arte Moderna, em 1922, marco do modernismo brasileiro.
A cidade conta ainda com uma grande diversidade de museus, centro culturais, teatros e salas de cinema, disponíveis para os mais diversos gostos.
 

Arte

 

Além das ruas, há muitas formas de manifestar sua visão de mundo. Uma peça de teatro, um filme, uma exposição, uma música… E, com tanta gente, São Paulo é um bom lugar para observarmos essa diversidade de pontos de vista. O hip-hop e o rap são alguns dos estilos que trazem com mais força seu conteúdo político e social. Eles falam sobre a vida na periferia da cidade, a violência enfrentada e os desafios do cotidiano. Já o samba traz uma grande variedade de temáticas, do amor à política, sem perder o ritmo e a poesia.
A literatura também é um espaço privilegiado para a expressão das visões de mundo. Em São Paulo, os slams e saraus reúnem uma grande diversidade de pessoas que expressam suas posições e visões de mundo por meio da prosa e do verso. No Slam das Minas, por exemplo, é muito forte a discussão sobre machismo e violência contra a mulher, sempre com muita rima e ritmo. Já no Slam do Corpo, onde as apresentações são feitas em duplas formadas por um surdo e um ouvinte, a acessibilidade e o preconceito são temas frequentes. 
 

Pensadores

 

São Paulo também abrigou grandes pensadores do país, pessoas que analisaram a sociedade brasileira e, por meio de seus textos, trouxeram importantes contribuições para nossa compreensão do lugar em que vivemos. O historiador Sérgio Buarque de Holanda é autor de obras como “Raízes do Brasil”, que analisa a formação da nossa sociedade e as heranças do colonialismo. 
Já Antonio Candido foi um dos principais críticos e estudiosos de nossas obras literárias. Em “O Direito à Literatura” (1988), ele diz que: “a literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza. Negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade.” 
 

O que levar?

 

– Roupas: O tempo em São Paulo pode ser bastante imprevisível e a temperatura pode variar bastante de um dia para o outro, por isso é bom estar preparado. É importante trazer roupas frescas para os dias mais quentes, como camisetas de algodão, mas não esqueça de incluir um casaco fino para a noite, quando a temperatura pode cair. Inclua também um casaco mais quente de reserva. Aposte na combinação de roupas leves com um casaquinho ou jaqueta, caso o dia esfrie. A previsão para novembro é de que a temperatura varie entre 13° e 27°.

– Sapatos: Não esqueça de trazer tênis confortáveis para poder caminhar, além de um sapato fechado, caso chova. Um guarda-chuva também é uma boa pedida para esta época do ano.

– Proteção: Não esqueça o protetor solar. O clima em grande parte do ano pode ser bastante seco e o sol pode castigar. Também é importante cuidar da hidratação e beber muita água.

– Saúde: Traga um pequeno kit com remédios que já tenha o costume de usar. Por conta do ar seco, soro para o nariz e antialérgicos são importantes para quem tem problemas respiratórios.

– Caneta e papel: Não esqueça de trazer caneta e um bloquinho de papel para anotar suas ideias e inspirações de todo tipo.