Releitura para aperfeiçoar o texto e criar o título

Atividades

  1. Releia com a turma o texto escrito. Em duplas ou grupos, os alunos trocam suas impressões sobre a estrutura composicional, os recursos linguístico-discursivos e culturais da crônica, com especial atenção ao uso dos tempos verbais e à coesão do texto, comentando e dando sugestões para aperfeiçoar o texto. Em seguida, decidem sobre o título da crônica.
  2. Distribua o texto escrito para os alunos. Em duplas ou grupos, eles se colocam no lugar de leitores, analisam e anotam sugestões. Você pode ajudá-los a partir de perguntas como:
  • O texto está com jeito de crônica? Por quê? Há algo que não está bem? Como poderia melhorar?
  • Qual é a voz do texto? Está bem construída? Algo a melhorar?
  • Qual é o tom da crônica? Está bem construído? Algo a melhorar?
  • A crônica pode interessar outros leitores? Por quê?
  • Tem algo sobrando? Falta algo?
  1. Compartilhe as opiniões e sugestões de todos, proceda aos ajustes do texto, coordenando a discussão e negociando as alterações, levando em conta a coerência interna do texto e os efeitos de sentido desejados.
  2. Revise o texto para verificar se atende às convenções da escrita (seleção lexical, concordância nominal e verbal, pontuação, ortografia, etc.). É importante levar em conta a voz e o leitor construídos no texto e compreender que as convenções da escrita podem ser rompidas (por exemplo, o texto pode ter marcas da oralidade, apresentar marcas de variedades linguísticas locais ou próprias do autor) para causar determinados efeitos de sentido no leitor. Aproveite para estudar aspectos linguístico-discursivos a partir das necessidades levantadas pelos alunos, trazendo explicações, exemplos e atividades lúdicas para praticá-los.
  3. Escreva na lousa os títulos pensados na etapa 3. Discuta com a turma quais títulos são mais interessantes, se há sugestões para aperfeiçoá-los ou se há novas propostas. Discuta as razões para as preferências. Após a discussão, caso não haja unanimidade, você pode propor uma defesa dos títulos preferidos e uma votação para eleger o título da crônica.