Geração de ideias

Atividades

  1. Levante, a partir da crônica lida com a turma, ideias sobre o que eles vão escrever, buscando o que mais se aproxima dos desafios identitários do grupo, para que possam falar do seu lugar de vida e de modo autoral.
  2. Escreva na lousa a primeira frase da crônica lida: "Sou o último ser humano que se imaginava..." e peça que a turma dê sugestões para completá-la com algo inusitado para eles, anotando-as na lousa. Você também pode preparar saquinhos diferentes com várias opções e distribuí-los para grupos de alunos, para que conversem sobre as sugestões e levantem outras ideias. Por exemplo: ...com piercing no nariz, com cabelo raspado, de terno e gravata, escrevendo uma crônica, concorrendo para representante de classe, mudando de bairro/cidade, estudando nesta escola, cuidando de um bebê, morando no campo.
  3. Peça aos alunos que selecionem das frases que elaboraram duas que consideram interessantes para escrever uma crônica. Escreva-as na lousa em colunas e peça para os alunos levantarem ideias que poderiam desenvolver. Você pode instigá-los com perguntas e ir anotando na lousa as ideias.
    • Por que não se imaginavam assim (ou fazendo isso)? O que pensavam sobre isso?
    • Que significados são atribuídos a tal comportamento?
    • Como esse comportamento se relaciona à exposição e à construção da identidade de sua geração e de sua própria identidade no lugar onde vive?
    • Que outras perspectivas há? O que sabem e o que descobriram ao ler e conversar sobre o tema com colegas e com pessoas de outras gerações?
    • Como mudaram ou poderiam mudar de opinião?
  4. Começar com duas alternativas permite dar-se conta de que talvez para uma delas eles tenham mais conhecimentos para contribuir, e que a outra exigiria pesquisa. Eles então escolhem a opção que será escrita coletivamente. Apague a coluna das ideias que não serão utilizadas e use esse espaço para começar a escrita coletiva da crônica selecionada.