Elementos que as crônicas têm em comum

Com base na pesquisa realizada pelos alunos, será possível saber como se escreve uma crônica.

Atividades

  1. Peça aos alunos que comentem as crônicas trazidas, de acordo com o combinado na oficina anterior e com base nos tópicos abaixo.
    • Dados do autor e tema da crônica.
    • Veículo em que foi publicada e a que tipo de leitor se destinou.
    • O tom da escrita (bem-humorado, poético, irônico, reflexivo, sério).
  2. Peça aos alunos que procurem identificar os elementos que todas as crônicas, por mais diferentes que sejam, têm em comum. Com base nos exemplos extraídos das apresentações anteriores, crie com seus alunos um cartaz com os elementos contidos em uma crônica. Também é possível realizar esta atividade por meio da ferramenta Padlet, um mural virtual em que os(as) aluno(as) tenham possibilidade de incorporar textos, áudios e vídeos em recados autocolantes digitais.
    • Título sugestivo.
    • Cenário curioso – ou visto a partir de alguma curiosidade que é destacada pelo cronista.
    • Foco narrativo, ou seja, o autor escolhe o ponto de vista que vai adotar: escreve na primeira pessoa (eu vi, eu fiz, eu senti) e se transforma em parte da narrativa – é o autor-personagem; ou fica de fora e escreve na terceira pessoa (ele fez, eles sentiram) – é o autor-observador.
    • Uma ou várias personagens, inventadas ou não – o autor pode ser uma delas.
    • Enredo, isto é, narra um momento, um acontecimento, um episódio banal do cotidiano, e a partir daí passa uma ideia, provoca uma emoção.
    • Tom, que pode ser poético, humorístico, irônico ou reflexivo.
    • Linguagem coloquial (uma “conversa” com o leitor).
    • Desfecho.
  3. É hora de pensar no título! Lembrando que o título é o que o leitor lê primeiro, é a síntese de tudo que está no texto. Vamos brincar de elaborar novos títulos para as crônicas que os alunos trouxeram, tendo em vista que a brincadeira envolve dialogar com outras linguagens, como, por exemplo, letras de músicas, títulos de filmes, expressões e palavras que estão na boca do povo, entre outros.
  4. Que tal começar trazendo alguns exemplos que estão espalhados pelas publicações em papel e também pela internet:

    “Conheça os astronautas negros da Nasa que já foram ao espaço”

    “Um podcast para chamar de seu: os temas de cada tribo”

    “Usar máscaras cirúrgicas reduz à metade perigo de contaminação; se o contaminado usar, probabilidade fica abaixo dos 20%”

    E, também títulos de algumas crônicas produzidas na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa:

    “Do "buteco da Antônia" à Dona Maria”

    “Manoel e o vendedor de bugigangas”

    “O sono roubou o tempo”

    “O dia em que a noite ficou vermelha”

    Sem o uso de verbos:

    “Força, mamãe” (Crônica de Vanessa Bárbara, Revista Piauí)

    “O dilema das redes” (nome do longa-metragem Jeff Orlowski)

    “SUS em primeiro lugar”

    “Basta de queimadas!”

    Que tal fazermos um primeiro exercício? Divida a sala em dois grupos: um se encarrega de criar títulos usando um verbo, em qualquer tempo: presente, passado ou futuro. O outro, sem o uso de verbos, somente com substantivos, adjetivos, pronomes, preposições e/ou advérbios.