Análise da primeira escrita

Aspectos que você pode analisar na primeira produção:

  • O tema é adequado?
  • Há apenas a descrição do fato, o relato da situação? Ou o relato é a base para a interpretação, que faz pensar?
  • O tom da narrativa foi bem escolhido?

A partir desses parâmetros, o texto da aluna poderia ser avaliado assim:

  • Mariana escolheu um tema próximo de sua realidade. Parece que ela já conseguiu definir “o que dizer” e o foco narrativo (autor-personagem). Ela pode, inclusive, aproveitar esse tema na produção final. Mas, ela ainda não escreveu uma crônica, e sim um relato de experiência pessoal (a descrição do fato).
  • Será preciso ajudá-la a perceber as peculiaridades de uma crônica. Com o desenvolvimento dos próximos passos (leitura de crônicas e atividades de escrita), ela vai exercitar o “como dizer”.
  • O texto apresenta também problemas de pontuação. É um aspecto fundamental para a etapa posterior ao desenvolvimento do tema e a estrutura do texto.

Primeira escrita

A produção inicial indica o que os alunos e as alunas já sabem sobre o gênero e dá pistas para que o(a) professor(a) possa intervir adequadamente no processo de aprendizagem.

Esse primeiro texto também é importante para que os alunos e alunas avaliem a própria escrita. Com sua ajuda, eles e elas serão capazes de perceber o que é preciso melhorar e poderão envolver-se mais nas atividades das oficinas.

Além disso, será possível comparar essa produção com o texto final e identificar os avanços, realizando-se um processo de avaliação continuada. Para saber mais, leia o artigo "Singularidade do cotidiano local em crônica", que integra a revista Na Ponta do Lápis, nº 34, de janeiro de 2020; e a publicação “O que nos dizem os textos dos alunos”.

Lembrete

Sugestões para o trabalho com os alunos

  • É importante elogiar o progresso dos alunos e ao mesmo tempo indicar os pontos em que precisam melhorar. Dê dicas para chegar lá.
  • A ideia é alimentá-los. Portanto, nada de deixá-los inseguros, ressaltando erros e deficiências. Devolva a primeira crônica com bilhetinhos animadores, como o escrito para Mariana.
  • Em seguida você pode pinçar exemplos positivos de diferentes trabalhos: pegue o título engraçado de um, destaque o tom humorístico da narrativa de outro, comente a metáfora de um terceiro, e assim por diante.