Tutorial: Trilhas Sonoras

1. Faça login no YouTube

Provavelmente, quando você acessar o YouTube já estará logado. Um jeito de saber é olhando para o canto superior direito da tela: se você vir sua foto de perfil lá, está logado.

Se não, faça o login. Se você não tiver um usuário no YouTube  ainda, crie sua conta conectada ao Facebook. Clique aqui para saber como.

2. Clique no seu avatar, e abra o YouTube Studio (beta)

Seu avatar deve estar no canto superior direito da tela.

Clique nele e um menu vai se abrir. Agora, é só clicar em YouTube Studio (Beta).

3. Entre na biblioteca de áudio

Na barra de ferramentas à esquerda da tela, clique em Outros recursos; em seguida, clique em Biblioteca de áudio.

4. Agora, é só escolher

Pronto! Você já está na Biblioteca de áudio do YouTube. Você pode escolher entre músicas ou até efeitos sonoros para o seu filme. Só não tente procurar músicos ou canções conhecidas, porque isso é protegido por direitos autorais, e você provavelmente não vai achá-las aqui.

Nas guias, é possível ordenar por gênero, humor, instrumento, duração e atribuição. Há também uma barra de buscas, para que as palavras te ajudem a encontrar a trilha que mais tem a ver com o momento que você está ilustrando.

5. Escolheu? Pode baixar!

É só clicar na seta que fica ao lado direito da música, e fazer o download da faixa que quer usar. Lembre-se de salvar o arquivo em seu computador em uma pasta que você tenha criado só para o documentário. Isso evita que você perca o arquivo, ou passe muito tempo organizando.

6. Pronto, inclua a trilha no seu filme do jeito que preferir!

Para te ajudar, separamos esse tutorial aqui, que explica um monte de coisa sobre o manuseio do programa que indicamos: o LightWorks.