Bloco 2

Oficina 5

Etapa 2

Elementos sonoros

Agora, voltemos aos elementos sonoros que compõem a trilha sonora de um filme.

Os diálogos

No geral, as falas das personagens ocupam o primeiro plano do universo sonoro do filme. Todo o trabalho de registro do som objetiva que as falas sejam claras, limpas e inteligíveis. Quando isso não ocorre, o espectador estranha.

A trilha musical

Você já assistiu a algum filme cuja trilha musical lhe marcou? Provavelmente, sim.

Quem não se lembra das trilhas de 2001 – uma odisseia no espaço, Stars wars e Três homens em conflito?

Mesmo que você não tenha assistido a esses filmes, já deve ter escutado as músicas. Quer apostar? Ouça as trilhas musicais de cada um deles e observe se elas não são familiares para você.

2001 – Uma Odisseia no Espaço. Stanley Kubrick. Estados Unidos, 1968, 161 min. Música: Assim falou Zarathustra, de Richard Strauss.

Stars Wars. George Lucas. Estados Unidos, 1977, 125 min. Trilha musical de John Williams.

Três Homens em Conflito. Sergio Leone. Estados Unidos, 1966, 238 min.
Música: The Ecstasy of Gold. Ennio Morricone. Estados Unidos, 1966.

Deve estar claro para você o quanto a música é um elemento dramático e poderoso da produção audiovisual.

Os ruídos

Agora, falemos dos ruídos. Consideram-se ruídos todos os sons que não equivalem à música nem aos diálogos de uma produção cinematográfica. Eles podem ser sons produzidos por objetos, pelos passos de pessoas caminhando ou podem ser sons que identificam o espaço – o som ambiente.

Há ruídos captados pelo som direto, que é o som produzido durante o processo de filmagem, e aqueles que são (re)criados em estúdio, chamado de foley ou ruídos de sala.

O silêncio

O silêncio pode ser usado no cinema no sentido de realçar situações fundamentais para a compreensão da narrativa. Por exemplo, ao não ouvir determinados sons que supostamente deveriam acompanhar a imagem, o espectador é levado a entender o estado de espírito de certa personagem.

No trecho a seguir de abertura do filme Apocalypse now (clique aqui para assistir), observe como o diretor Francis Ford Coppola optou por deixar em silêncio os ruídos de guerra e o ambiente de floresta, substituindo-os por uma música e pelo som estilizado de um helicóptero. O resultado contribui para nos aproximar, logo de cara, da subjetividade do protagonista do filme, que aparece nas imagens.

Nesse outro vídeo, você tem exemplos do trabalho de criação de efeitos sonoros em estúdio.

Trecho

00:00:03 até 00:04:30

Como São Criados Os Efeitos Sonoros dos Filmes?. ENTREPLANOS. 1. 2017. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6nVtRBY7fz8>.

Uma observação: quando falamos de silêncio nos filmes, dificilmente nos referimos ao silêncio completo, à ausência absoluta de qualquer som, pois isso pode causar estranhamento no espectador. Mesmo nos trechos muito silenciosos, o que normalmente verificamos é a presença de algum som sutil ocupando a cena.

Curiosidade

O filme Tubarão, já referenciado no começo desta Oficina, também tem uma música muito marcante. Clique aqui para conhecer um pouco da criação dessa trilha, pelo compositor John Willians, e ouça-a na íntegra executada pela Orquestra Sinfônica Brasileira.