Primeiro poema

A primeira produção propicia um diagnóstico dos conhecimentos e das dificuldades de cada aluno. Esses dados darão pistas para que você possa planejar as intervenções necessárias no desenvolvimento de cada etapa do trabalho.

Atividades

  1. Em sala, projete, por meio de datashow, “O poeta aprendiz” , vídeo que traz uma canção de Vinicius de Moraes e Toquinho, cantada e ilustrada por Adriana Calcanhoto.
  2. Diga aos alunos que cada gênero textual tem características próprias, e a situação de produção também varia, ou seja, é preciso levar em conta alguns dados:
    • Quem escreve?
    • Para quem?
    • Com qual finalidade?
    • Onde o texto será publicado? Jornal, livro, revista, internet (blog, livro digital etc.), mural da escola?
  3. Explique aos alunos que os poemas deles serão conhecidos por muitas pessoas. Mesmo que apenas um texto seja escolhido para representar a escola na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os outros não devem ficar na gaveta, podem ser reunidos em um livro feito pelo grupo, e entregue para os pais, para a biblioteca da escola ou da cidade. Podem ser apresentados em cordéis, em grandes murais ou em saraus, se houver condições locais para isso. Eles também podem publicar seus poemas em um livro virtual e divulgá-lo por meio de redes sociais, e-mails, blog da escola etc. Em sites de busca, você pode digitar a expressão “livro digital” ou “livro virtual” para localizar ferramentas que possibilitem a publicação on-line.
  4. Distribua uma folha de papel para cada aluno e peça-lhes que escrevam um primeiro poema. O tema é “O lugar onde vivo”.
  5. Explique-lhes que podem fazer rascunhos do poema no caderno e refazê-lo, se acharem necessário.

Lembretes

Primeira escrita

Esse primeiro texto é importante para que os alunos avaliem a própria escrita. Com sua ajuda, eles podem perceber o que é preciso melhorar e poderão comprometer-se com as oficinas, tendo mais chances de melhorar a escrita. Além disso, será possível comparar essa produção com o texto final e reconhecer os avanços, constituindo um processo de avaliação continuada.

Para saber mais, leia o artigo “Conversa vai, escrita vem” , que integra a revista Na Ponta do Lápis, nº 21, de abril de 2013; e a publicação O que nos dizem os textos dos alunos?