Rondel: um poema com forma fixa

Muitos tipos de poemas possuem forma fixa. Os sonetos, os cordéis e os haikais, por exemplo, seguem formatos fixos: todos devem ter o mesmo número de versos e estrofes. O haikai deve ter apenas 3 linhas e 17 sílabas poéticas.

O rondel é um tipo de poema com forma fixa. Isso significa que para que um texto poético seja considerado um “rondel”, deve-se seguir algumas regras de formatação que consistem em:

  • Conter treze versos divididos em três estrofes (duas quadrinhas e uma quintilha)
  • O primeiro e o segundo versos devem ser repetidos ao final da segunda estrofe.
  • O primeiro verso deve ser repetido também ao final da terceira estrofe.
  • O esquema de rimas deve ser ABAB ABAB ABBAA: isso significa que o poema inteiro só terá duas rimas ( “A” - a do primeiro verso - e “B” - a rima do segundo verso).

Atividades

  1. Na hora de explicar a atividade, sugira às crianças que terminem o primeiro e o segundo versos com palavras fáceis de rimar (terminadas em ão, ar, er, ir, ando, endo, indo, etc). Assim não terão muitas dificuldades de encontrar termos pertinentes e que rimem entre si.
  2. Distribua uma cópia ou desenhe na lousa o esquema a seguir. Peça para criarem os dois primeiros versos de uma quadrinha. Diga para continuarem a escrita seguindo o modelo.
  3. Mais uma vez, o objetivo aqui é conhecer e treinar formas de criação poética. Os textos resultantes, neste caso, são menos importantes do que seguir a formatação correta.

ESQUEMA PARA RONDEL

Versos Esquema de rimas
1 A
2 B
3 A
4 B
     
1 A
2 B
3 Repete primeiro verso A
4 Repete segundo verso B
     
1 A
2 B
3 B
4 A
5 Repete primeiro verso A