Qual o sentido?

Atividades

  1. Apresente os versos a seguir à classe e peça-lhes que indiquem qual o sentido denotativo e qual o sentido conotativo dos termos sublinhados no trecho em que se encontram.
  2. a) Só que

    bola, papagaio, pião

    de tanto brincar

    se gastam.

    As palavras não:

    quanto mais se brinca

    com elas

    mais novas ficam.

    O termo “novas”, denotativamente, indica “nunca usado”; no contexto, sobrepõe-se o sentido conotativo: renovadas, usadas de forma nunca vista antes, mesmo que sejam as mesmas palavras de sempre.

    O fio é o meu penar.

    Conserva-se o sentido denotativo original de pedra preciosa, no caso de “pérola”, e de cordão, no caso de “fio”; acrescentam-se os sentidos conotativos, associados aos beijos e à mágoa do poeta.

     

    b) A poesia

    a veloz acrobacia dos peixes.

    A “acrobacia” – denotativamente atribuída a artistas – remete à movimentação dos peixes, num emprego conotativo.

     

    c) A poesia

    tem tudo a ver / com […]

    a explosão em verde, em flores e frutos.

    “Explosão” é denotativamente aplicado a um mecanismo que detona; aqui remete conotativamente à pujança da vegetação.

     

    d) Eu tenho um colar de pérolas

    Enfiado para te dar:

    As per’ las são os meus beijos,

     

    Conserva-se o sentido denotativo original de pedra preciosa, no caso de “pérola”, e de cordão, no caso de “fio”; acrescentam-se os sentidos conotativos, associados aos beijos e à mágoa do poeta.