Estabelecer comparações

Atividades

  1. Agora as crianças vão fazer comparações para contar sobre o lugar onde vivem. Você pode fazer um ensaio com elas, criando coletivamente as comparações e as metáforas. Façam juntos uma lista de características, qualidades e problemas do lugar onde vivem. O registro das comparações e das metáforas deve ser usado mais tarde, na produção final.
  2. Convide a turma para pensar no rio que corta a cidade, no mar, se for uma cidade litorânea, ou na rua da escola. Ou, ainda, lembrar uma praça, uma árvore, um lugar da cidade de que eles gostem. Um ponto em que as pessoas se encontrem. Um local em que as crianças brinquem. Um prédio que julguem valorizar a cidade. Faça perguntas sobre as sensações que esse lugar desperta. Quais as cores que percebem? E os sons e os cheiros que lá existem?
  3. Reproduza o exercício abaixo e peça às crianças que completem fazendo as comparações. Vamos usar, como exemplos, o rio, a cidade e a rua, mas você deve adaptar as frases e ampliar seu número, conforme os lugares que sejam significativos para a turma. Essa tarefa pode ser feita em duplas ou individualmente.
  4. Depois de completadas as frases, peça aos alunos e alunas que as apresentem e debata cada exemplo com o grupo. Escolha os mais sugestivos e transcreva-os para que copiem.
  5.