O narrador

O narrador em primeira pessoa é o narrador-personagem ou narrador-testemunha. No caso de memórias literárias teremos, geralmente, o narrador-personagem, que tem por característica se apresentar e se manifestar como eu e fala a respeito daquilo que viveu. O narrador em primeira pessoa conta a história dele sempre de forma parcial, considerando um único ponto de vista: o dele.

Atividades

  1. Peça à classe que identifiquem marcas da presença do narrador em primeira pessoa nos textos lidos na 2ª etapa. Você pode projetar o Caderno, usando o projetor e fazer os grifos coletivamente.
  2. Explique à turma que o texto em primeira pessoa revela que o narrador é também personagem da história que conta. Lembre-lhes que, muitas vezes, nesses textos, serão encontradas também ocorrências do uso da primeira pessoa do plural, o que normalmente indicará uma ação ou um sentimento compartilhado pelo narrador com outras personagens da história. Os pronomes de primeira pessoa (“eu, nosso…”) são encontrados em vários textos deste Caderno Docente. Ressalte que essa presença explícita do narrador é uma marca linguística dos textos que se organizam com base em relatos de experiência vivida, como os diários, as memórias (literárias ou não), entre outros gêneros.
  3. Para saber mais

  4. Copie na lousa o trecho a seguir ou projete-o. Peça à classe que o transcrevam, modificando o foco narrativo de terceira para primeira pessoa.
  5. A principal diversão deles era jogar futebol. Usavam “bolas de meias”, que eles mesmos faziam com papel jornal compactado e colocado dentro de uma meia de mulher. As tardes se prolongavam até a noitinha, eles paravam de jogar apenas quando não havia mais sol e quando não podiam ignorar os gritos que chegavam de suas casas, para tomar banho e ir jantar.

    Texto adaptado do livro Antes que o tempo apague, de Rostand Paraíso. 2ª ed. Recife: Comunicarte, 1996.

    Saiba mais sobre o autor na entrevista à Revista Brasileiros.

  6. Durante a atividade chame a atenção da turma para a flexão verbal; ao trocar os pronomes de terceira para primeira pessoa o verbo também será flexionado, sendo conjugado na primeira pessoa.