Escolha e exploração do tema e da situação

Atividades

  1. Compartilhe com a turma alguns temas e as situações retratadas nas crônicas elaboradas na
    Oficina 7.
  2. Peça aos alunos que selecionem uma delas para a escrita coletiva da crônica.
  3. Digamos que, entre as situações retratadas, os alunos tivessem escolhido a queda de uma árvore em uma grande avenida da cidade. Portanto, a notícia “Trânsito difícil na Avenida do Contorno” será a trabalhada na escrita coletiva da crônica.
  4. NOTÍCIA

    Trânsito difícil na Avenida do Contorno

    Temporal derruba árvore centenária e interrompe fluxo de veículos. Moradores do local se aglomeram em torno da árvore. As providências demoram a chegar.

  5. Instigue a participação da turma por meio de perguntas:
  • Como essa notícia pode ser transformada em uma crônica?
  • O que a queda de uma árvore como essa pode provocar nas pessoas da comunidade?
  • Qual a repercussão desse fato na vida da população local?
  • Como era e como ficou o local após a queda da árvore?
  • O que uma árvore centenária pode representar para os moradores?
  • Após o debate, escolha com o grupo um aspecto específico para ser focalizado na crônica. Nesse momento, cabe ao professor conduzir e orientar o grupo com perguntas.
  • Como vai ser o enredo básico e quais serão as personagens?
  • Qual o tom que querem evidenciar em sua narrativa (lírico, bem-humorado, crítico, irônico)?
  • Qual será o foco narrativo? Escrever na primeira pessoa ou narrar o fato “de fora” da situação.
  • Ouça as respostas e procure fazer com que se encadeiem umas às outras. Ajude o grupo a decidir, antes de começar a escrita.