30 de outubro de 2019
Ao longo dos três dias do Encontro, os semifinalistas são distribuídos em turmas de estudantes e professores. Eles são acompanhados por formadores, que conduzem atividades específicas para cada um dos grupos. Esses formadores são profissionais com grande experiência em ensino de língua portuguesa, além de conhecedores da metodologia e das propostas desenvolvidas pela Olimpíada. Alguns deles são educadores mais antigos, que participam da Olimpíada há muitos anos, e outros estão colaborando como formadores pela primeira vez. É o caso de Maria Imaculada Pereira e Fernanda Sousa. Saiba mais sobre elas logo abaixo e, em seguida, assista ao vídeo com depoimentos das duas.
Nascida em Minas Gerais, a professora Imaculada tem uma trajetória de mais de 35 anos no ensino público, além de grande experiência com formação de professores de língua portuguesa. Participa desde a primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, em 2008.
Fernanda é doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada, com pesquisa sobre literatura afro-brasileira. Tem experiência como professora de cursinhos pré-vestibulares comunitários e ministrante de cursos de curta-duração. É a primeira vez que participa como formadora da Olimpíada de Língua Portuguesa.
1 Comentário para "Duas gerações de formadoras da Olimpíada"
Pérolas da Imaculada são as inspirações de minhas aulas e foram as do meu relato. As experiências dela ajudaram a escola a entrar para etapa regional.