Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Olimpíada 2012: quem chegou primeiro?

Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023

Luiz Henrique Gurgel

 

Eram 5h30 da manhã do dia 19 de março quando o portal da Comunidade Virtual recebeu a primeira inscrição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - 2012. Ela vinha da cidade de Laranjal do Jari, no Amapá. José Enildo Elias Bezerra, professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), levantou cedo, como costuma fazer, e aproveitou que a internet estava funcionando para se inscrever. Naquela cidade a internet é via rádio e é comum faltar energia elétrica ou não ter comunicação por telefone durante horas. Procurado pela equipe da Olimpíada, José Enildo ficou surpreso ao saber que era o primeiro inscrito: “Em realidade, não tive a intenção de realizar essa façanha, mas estou feliz em ser o primeiro professor de língua portuguesa do Brasil a participar dessa edição”.


Na carreira há 17 anos, começou a lecionar língua portuguesa na Argentina: “estudei na Universidade de Buenos Aires e lá tive a oportunidade de lecionar Língua Portuguesa no Centro Cultural Brasil - Argentina, entre os anos de 1994 e 1995”. Ainda trabalhou na Paraíba e em Pernambuco até chegar, há quase dois anos, ao Amapá. Participando pela primeira vez da Olimpíada, José Enildo é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba e atualmente desenvolve no Ifap o projeto Leitura, produção textual e reescrita com seus alunos do ensino médio. Para ele, a Olimpíada irá contribuir com o trabalho que já desenvolve.  “Procuro mostrar em sala de aula que a importância dessa Olimpíada não é só ter bons resultados na classificação, mas, criar novas oportunidades de poder desenvolver competência linguística em gêneros textuais tão presentes em nossas vidas”.


A segunda inscrição foi da Paraíba


Horas depois de José Enildo, a professora Ruth Mamede da Silva, da cidade de Soledade, na Paraíba, entrou no banco de dados da Olimpíada. Eram exatos 11h18 e mais 36 segundos quando o nome de Ruth aparecia como o segundo inscrito na Olimpíada. Ela leciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Trajano Nóbrega. No magistério há 15 anos, Ruth começou como professora substituta em sua cidade. Depois, com o fim de seu contrato, foi trabalhar numa empresa de contabilidade até voltar a lecionar na mesma escola.


A professora conhece a Olimpíada desde 2010 e naquela ocasião não pode participar. Nem por isso deixou de acompanhar o trabalho de outros professores em sua escola, além de permanecer atenta às notícias e dicas publicadas na Comunidade Virtual. “Percebi a dimensão da proposta da Olimpíada e tive uma imensa felicidade em ter escolhido minha profissão”. Em 2012, ansiosa por participar, se inscreveu logo no primeiro dia: “agora esperei com paciência para ingressar nesse projeto, que considero importantíssimo para o estimulo à leitura e à escrita, e também para a criatividade produtiva dos alunos. Inscrevi-me o mais rápido possível, não poderia perder essa oportunidade”.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, Luiz Gama, poesia, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

planejamento docente, literatura, literatura negra, educação antirracista, educação para as relações étnico-raciais

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000