Volta às aulas: a importância do planejamento docente
planejamento docente, sequência didática, gestos didáticos, planejamento de aula
O primeiro seminário promovido pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro acontece entre os dias 29 e 31 de agosto em Brasília. Com o tema A escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes, o encontro é destinado a educadores de redes públicas de todo o país. No total, foram convidados 400 profissionais que trabalham com o ensino da língua. São professores, técnicos de secretarias de educação, especialistas e pesquisadores. “Nosso objetivo é promover uma reflexão sobre pesquisas, práticas didáticas e de formação docente no âmbito do ensino de língua portuguesa, estabelecendo um diálogo com as orientações oficiais para a área”, explica a organizadora do evento Beatriz Cortese. Ela também afirmou que o seminário irá produzir um documento com indicações para as políticas públicas dessa área de ensino.
Para Sônia Madi, coordenadora pedagógica da Olimpíada, o seminário resulta da “resposta positiva, à nossa proposta, que tivemos nos 27 Estados do país, nas secretarias de educação e universidades”.
Nos dois dias e meio do evento ocorreram duas conferências, uma mesa de debates e apresentação de relatos de prática em sala de aula e de formação. Também serão formados grupos de trabalho que ficarão responsáveis pelo documento síntese do seminário.
Transmissões ao vivo
Três comunicações do seminário A escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes – duas conferências e uma mesa de debates – serão transmitidas ao vivo pela Comunidade Virtual. A primeira será a conferência de abertura, no dia 29, às 15h45, Português do Brasil: a construção da norma culta e as práticas de ensino, do linguista e professor titular da Universidade Federal do Paraná, Carlos Alberto Faraco.
No dia seguinte, 30, terça-feira, às 8h30, será transmitido o debate sobre a mais nova publicação da Olimpíada, O que nos dizem os textos dos alunos. O trabalho reúne análises de textos produzidos por quase 18 mil estudantes de escolas públicas brasileiras e que participaram da etapa estadual da Olimpíada em 2010. O estudo foi realizado pelas linguistas e professoras Ana Elvira Gebara, da Fundação Getúlio Vargas; Ana Luiza Marcondes Garcia, da PUC-SP; Clóris Porto Torquato, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR); e Elizabeth Marcuschi, da Universidade Federal de Pernambuco, sob coordenação do profesor Egon de Oliveira Rangel, também da PUC-SP. O debate será realizado com os cinco autores.
A terceira transmissão acontece no dia 31, quarta-feira. Será a vez da linguista e professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp, Roxane Rodrigues, Rojo falar dos Desafios para a formação de profesores de língua portuguesa hoje.
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"Português do Brasil: a construção da norma culta e as práticas de ensino", palestra de abertura do Seminário ministrada por Carlos Faraco.
"Desafios para formação de professores de língua portuguesa hoje", palestra de Roxane Rojo.
"Nos caminhos de todos os dias, uma outra paisagem", palestra de Clóris Torquato sobre Crônica.
"Ora, direis, escrever poemas... certo perdeste o senso?", palestra de Ana Elvira Gerbara sobre Poema.
"O que nos dizem os textos dos alunos?"
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