Volta às aulas: a importância do planejamento docente
planejamento docente, gestos didáticos, sequência didática, planejamento de aula
Luiz Henrique Gurgel
Três municípios brasileiros se destacaram no número de textos enviados para a 4ª. edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro: Manaus, Fortaleza e São Paulo. Juntas, as capitais enviaram quase 1500 textos de estudantes para participar do programa. Foram 556 textos da capital amazonense; 464 da cearense e 462 da paulista.
O número de professores participando em cada uma também foi grande. Manaus teve 1206 professores de 482 escolas participando, muitos deles em mais de uma categoria, por isso o total de inscrições chegou a 1663. Em Fortaleza, 1156 professores de 338 escolas participaram, mas com um total de inscrições nas quatro categorias que chegou a 1799. São Paulo contou com 1185 professores em 603 escolas, trabalhando com 2087 turmas diferentes, também variando conforme a categoria.
O Portal Escrevendo o Futuro foi conversar com as técnicas das secretarias municipais de educação e coordenadoras da Olimpíada de cada uma dessas cidades para que elas contassem como foi desenvolvido o trabalho. Em Manaus, a coordenadora do programa foi a professora Lygia de Lima Souza; em Fortaleza, a professora Rosalina Maria Rocha Mont ́Alverne; e em São Paulo, a professora Leila de Cássia José Mendes da Silva.
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