Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Olímpia
Pergunta:

Dedicados educadores,

Como já devem saber, em 2016, os textos da nossa seção “Pergunte à Olímpia” estarão voltados ao passo a passo da sequência didática (SD), a fim de promover uma reflexão teórico-prática ainda mais consistente e, sobretudo, favorecer um diálogo efetivo sobre as vivências de todos que já “estão na ativa”, desenvolvendo as oficinas da SD.

Assim, no intuito de “caminharmos no mesmo passo”, já tivemos a oportunidade da participação em uma primeira enquete e, em função dos assuntos mais votados, conversamos sobre a relação entre gêneros discursivos e SD, a situação de produção de textos e, finalmente, a importância do primeiro texto.

Ainda, combinamos que eu faria uma síntese, antes da próxima enquete, para que vocês guardassem bem o caminho, sem riscos de deixar algo importante de fora, não é mesmo?

 

Então, vamos retomar a essência de nossas reflexões até aqui!

- No texto “A relação entre gêneros discursivos e a SD”, tiveram destaque as ideias: os gêneros são modos do dizer, próprios de diferentes situações de comunicação; ao ensinarmos gêneros, os estudantes têm a oportunidade de aprender a utilizar a Língua, de forma consistente e eficaz, atingindo seus objetivos, dentro e fora da escola; adotando os gêneros discursivos como unidade de trabalho, planejamos nossas ações de forma articulada, ou seja, contemplando todos os eixos de ensino da Língua e, por fim, elegemos, na Olimpíada, a sequência didática (proposta por Dolz e Schneuwly) como uma metodologia efetiva para o ensino de gêneros.

- Com a publicação de “A situação de produção do texto”, falamos sobre a ênfase ao momento em que o texto é produzido; os elementos que compõem a situação de produção – enunciador, coenunciador, objetivo e lugar de circulação do gênero - e, ainda, as perguntas-chave, atreladas a esse trabalho – quem escreve?, para quem?, para quê? e onde circulam os textos?

- Por último, mas não menos significativa, fizemos uma reflexão voltada à “Importância do primeiro texto”. Aqui, enfocamos dois aspectos: 1. a necessidade de o professor fazer, antes da primeira produção, uma apresentação da proposta de trabalho, acompanhada por uma investigação sobre os saberes dos alunos e 2. os objetivos do primeiro texto – favorecer a investigação do professor acerca dos dizeres iniciais dos alunos sobre o gênero; mobilizar a atenção do professor para o planejamento de sua prática com os alunos e promover a reflexão sobre os avanços, pelo contraste entre as versões inicial e final. 

Agora, é hora de seguirmos em frente! Para tanto, eis a nossa segunda enquete, que tem como objetivo destacar assuntos atrelados ao trabalho com as oficinas, logo após a produção do primeiro texto. Peço a gentileza de clicarem em uma das alternativas, de acordo com o interesse em “saber mais” sobre.

Conto muito com a ajuda de vocês! Votem à vontade e, se possível, deixem comentários, dúvidas e descobertas, revelados pelas ações - já ou a serem - desenvolvidas com nossos Cadernos Virtuais, nas diferentes turmas.

Pra terminar, uma dica fundamental: não deixem a inscrição na 5a edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro para a última hora! Lembrem-se: apenas os 100.000 primeiros inscritos receberão, em casa, o DVD com todos os Cadernos Virtuais. 

Como sempre, estarei pertinho de vocês, na torcida pelo sucesso de todos!

Bj carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime
 
Conséd
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé