Olá, professor e professora!
Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.
A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.
A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!
Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!
Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,
Olímpia
Queridos educadores,
O texto dessa semana terá como foco a importância da primeira produção escrita, o terceiro assunto mais votado por vocês em nossa enquete.
Como vimos conversando, a sequência didática voltada ao ensino de um gênero discursivo prevê um trabalho bastante cuidadoso, não apenas nos passos iniciais, mas também na configuração das oficinas, atreladas a cada um dos aspectos a serem investigados e analisados pelos estudantes.
É exatamente nesse cenário - que articula a discussão sobre a situação de produção, foco do texto da semana passada, e as oficinas de exploração do gênero – que se situa a produção escrita inicial.
“Trocando em miúdos”: após o professor compartilhar a proposta de estudo com a turma e investigar o que eles sabem sobre o gênero, por meio de uma roda de conversa, com destaque à situação de produção, é chegada a hora de contextualizar a ação de produção de uma primeira versão escrita.
Para quem já utilizou nossos Cadernos Virtuais, certamente conhece todos os detalhes desse trabalho, contando com informações e dicas sobre esse momento. É fundamental que a proposta seja feita, de modo a permitir que os alunos escrevam de acordo com o conhecimento que já apresentam sobre o gênero em estudo.
Mas, afinal, quais nossos objetivos com a proposta desse primeiro texto?
De forma bem didática, como venho sempre tentando fazer por aqui, a produção inicial está voltada a diferentes enfoques:
- favorecer a investigação do professor acerca dos dizeres iniciais dos alunos sobre o gênero (o que eles já sabem; o conhecimento prévio de cada estudante). Ao produzir o texto nesse momento inicial, cada um revelará qual o conhecimento já internalizado sobre o gênero, considerando sua história de letramento; as práticas orais, de leitura e escrita já vivenciadas socialmente, nas quais esse gênero esteve presente. Assim, com nossa análise, teremos clareza do que já foi apreendido e o que precisa ser ensinado;
- mobilizar a atenção do professor para o planejamento de sua prática com os alunos. Explicando melhor: com base nesse mapeamento de conhecimentos já e ainda não construídos, o professor poderá analisar as oficinas previstas para o ensino do gênero e planejar suas ações, com vistas a selecionar as etapas que são mais condizentes à realidade e necessidades de cada turma; especialmente as que demandarão um tempo maior de estudo, já que evidenciam dimensões do gênero menos conhecidas por cada turma;
- promover a reflexão sobre os avanços, pelo contraste entre as versões inicial e final. É comum encontrarmos produções iniciais bastante distantes do esperado, ou seja, escritos que não são reconhecidos por nós como exemplares do gênero. Mas, atenção: não se desesperem! Isso apenas significa que teremos muito trabalho pela frente e que quanto mais vigorosa for nossa análise sobre os textos, melhor será o processo de estudo vivenciado nas oficinas. Afinal, essa produção inicial é apenas o retrato dos saberes dos alunos, ainda antes de todo o investimento reflexivo focado nas demais etapas da SD, certo? Pensando desse modo, vocês poderão, lá no final da sequência, retomar cada um dos textos iniciais, levando cada aluno a refletir acerca do que sabia e o que, após as oficinas, passou a saber sobre poemas, crônicas, memórias literárias ou artigos de opinião. Com o texto inicial em mãos, na comparação com os escritos finais, estudantes e professores terão larga condição de avaliar todo o aprendizado conquistado!
Bem, para encerrar, seguem algumas sugestões:
- Curso Virtual “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”;
Como sempre, conto com a inscrição de todos na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e estou à disposição para continuarmos a prosa!
Bj carinhoso, obrigada e até já,
Olímpia
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