Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Entre crônicas e contos

Portal Escrevendo o futuro

02 de agosto de 2023

Entre crônicas e contos

Entre crônicas e contos

Tenho certa dificuldade em trabalhar com os gêneros crônica e conto. Gostaria que me enviasse alguns textos para que eu possa usá-los em sala de aula. Dessa forma, posso mostrar aos alunos mais documentos que tratam do assunto, com o objetivo de ampliar a aprendizagem.

Fico grato pela atenção.

Gildasio Geraldo Costa dos Reis

Caro professor Gildasio,

Que imensa alegria reencontrá-lo por aqui! Não sei se nossos leitores estão lembrados, mas sua pergunta foi a primeira que respondi, há dois anos, quando a seção “Pergunte à Olímpia” começou!

Além de comemorar esse tempo todo na companhia dos educadores do nosso Brasil, para mim, poder novamente falar com você é sinal de que nossa parceria foi mantida; afinal, do texto destinado a você até agora, foram 90 produções escritas, sempre em busca de “falar bem de pertinho” com as necessidades e inquietações de cada educador.

Bem, mas para além de agradecê-lo pela essencial companhia, precisamos prosear um pouquinho sobre o trabalho com contos e crônicas, certo? Retomando seu contexto de trabalho, naquela época, você era professor de uma escola da zona rural e procurava opções para o trabalho com gêneros, diante de um cenário com poucos recursos. Será que isso mudou?

De todo modo, tal qual afirmei naquela oportunidade, entendo que o centro de nossas atenções deva permanecer, ou seja, precisamos manter o foco do ensino na seleção de gêneros do discurso, a partir dos quais faremos o trabalho integrado com diferentes práticas de linguagem. Nessa direção, as crônicas e os contos poderão integrar suas propostas em sala de aula, em função da metodologia de trabalho com sequências didáticas (SDs).

Sobre as SDs, penso ser fundamental lembrarmos que será sua investigação relacionada ao que os alunos já conhecem sobre os dois gêneros que determinará o conjunto de propostas/oficinas a serem desenvolvidas com cada turma.

Como você deve saber, a crônica é um dos nossos “gêneros olímpicos” e, por isso, elaboramos um Caderno virtual inteiramente voltado para o estudo desse gênero, contando com uma coletânea de textos a serem lidos, analisados e discutidos em sala de aula. Ainda nesse material, são propostos jogos virtuais (que podem ser acessados sem a internet) e que tendem a auxiliar os estudantes a superar dificuldades comuns na reflexão sobre esse gênero literário.

Pensando nos contos, há materiais organizados, por exemplo, para redes de ensino públicas e que favorecem o aprendizado desse “amplo gênero”, já que envolve uma reflexão de fôlego, vinculada ao que costumo chamar de “gênero de nome completo”, considerando as diversas possibilidades dos contos, como conto de acumulação, conto tradicional, conto de assombração, conto de fadas, conto moderno, entre tantas outras possibilidades.

Como você solicitou “textos para uso em sala de aula”, vou já indicar alguns arquivos, contando com escritos que poderão alimentar seu fazer e o dos alunos:

Crônicas

Contos

Agradeço pelo envio de sua nova pergunta e desejo muito sucesso!

Um abraço e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poema, poesia, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

educação antirracista, literatura negra, planejamento docente, literatura, educação para as relações étnico-raciais

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000