Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Alfabetização no 5º e 6º anos: o que fazer?

Portal Escrevendo o Futuro

08 de agosto de 2023

Alfabetização no 5º e 6º anos: o que fazer?

Alfabetização no 5º e 6º anos: o que fazer?

Boa tarde!

Trabalho com duas turmas de 6º ano da Rede Municipal de Ensino, em Marataízes (ES), com 35 alunos em cada uma delas. 60% dos alunos estão fora da faixa etária prevista para o 6º ano (muitos acima de 13 anos). Tenho muitas dificuldades de trabalhar com os gêneros textuais com essas turmas, pois eles não são alfabetizados (não conseguem escrever, nem compreendem o que leem). Gostaria de sugestões de atividades que pudessem me ajudar!

Marlúcia da Silva Souza Brandão

Cara Olímpia,

Sou professora de 5º ano e nos últimos tempos estou me deparando com alunos que chegam a série sem saber ler e escrever. Tive que iniciar o processo de alfabetização para que pudessem, pelo menos, ler palavras e frases com sílabas simples. Porém os próprios alunos não tem interesse algum de aprender a melhorar o seu aprendizado. Estou desesperada porque os pais apenas querem que os filhos vão à escola, mas não querem o compromisso de ajudar, ensinar. Na escola os professores cumprem com o seu papel, enquanto os pais nunca têm tempo. O que faço? Ah! Livros literários vão e voltam do mesmo jeito, dever de casa, nem lhe digo, “não tem tempo”. O que faço?

Ednalva Pereira de Sousa Fonseca

Prezada Olímpia,

Sou Maria Aparecida, trabalho na escola Benetoli, no município de Auriflama (SP). Pergunto: Como trabalhar com alunos de 6º ano que têm defasagem de aprendizagem e dificuldade na leitura e escrita? Estamos enfrentando dificuldades em reelaborar aulas, reagrupar os conteúdos de forma que os alunos sejam, ao mesmo tempo, alfabetizados.

Um abraço.

Maria Aparecida Gomes Seraguci 

 

Caras professoras Marlúcia, Ednalva e Maria Aparecida,

Com contornos diferentes, vocês três representam a preocupação de professores com o necessário trabalho de alfabetização, voltado a estudantes do 5o e 6o anos do EF. Em algumas oportunidades, já falei sobre o assunto, na tentativa de retomar aspectos centrais envolvidos nessa questão. Para além de sugestões e materiais indicados nesse e em outros textos, entendo valer a pena pensarmos no investimento reflexivo, tanto de professores quanto de alunos, em torno da necessária articulação entre práticas de leitura e escrita e gêneros do discurso.

Explico melhor: ainda que esses alunos tenham dificuldades no aprendizado das relações entre letras e sons, o fato de estarem inseridos no espaço escolar há vários anos certamente favoreceu o contato com diferentes propostas de estudo de gêneros discursivos. Assim, o tão recomendado levantamento dos conhecimentos dos alunos a respeito desses gêneros será o ponto de partida para que, em função dos achados, possamos fazer um trabalho que promova o diálogo entre gêneros já conhecidos e outros previstos para cada ano letivo.

Um exemplo para “clarear” ainda mais a ideia: se tivermos pela frente o desafio de ensinar poemas populares, poderemos nos valer de informações vinculadas ao que os alunos conhecem sobre canções, a fim de estabelecermos relações entre elementos comuns, tais como a escolha e combinação sonora das palavras e a possível presença de versos e estrofes. Assim, não será preciso fazer um trabalho com gêneros diferentes dos previamente selecionados para o ano, mas planejar atividades que favoreçam a atualização de informações (vale fazer o levantamento de títulos de canções favoritas e até eleger uma delas) para, então, destacar a presença desses mesmos elementos em poemas populares, focando o trabalho na análise das palavras.

Agora, uma dica para cada uma de vocês:

Professora Marlúcia, aposte no diagnóstico sobre os conhecimentos prévios dos alunos, com vistas à possibilidade de se valer de alunos mais experientes para a formação de grupos e divisão de tarefas. Estou certa de que a discussão que já fiz sobre o trabalho com alunos repetentes poderá ajudá-la, assim como os materiais bem práticos, sugeridos nos textos dessa seção, ok?

Professora Ednalva, penso que se os livros “vão e voltam do mesmo jeito”, cabe investir em diversificar as propostas de leitura em sala de aula, como o início da leitura de um capítulo, feita por você, com a parada em um momento bem interessante e instigante da história, a fim de convidar a turma para a leitura (em casa) do final desse capítulo ou mesmo a seleção de textos feita pelos próprios alunos, em função de uma pesquisa prévia e leitura de sinopses. Para ampliar o trabalho, favorecendo a participação da família, que tal a organização de um sarau ou de um concurso de “talentos de casa”?

Professora Maria Aparecida, finalmente chegou a sua vez! Há algumas semanas, escrevi sobre o trabalho de “recuperação de conteúdos” e penso que a consulta a esse texto poderá contribuir para sua reflexão. Além disso, indico a leitura atenta dos links presentes no texto, o que certamente favorecerá a ampliação de ideias, combinado?      

Bem, agora para terminar, seguem diferentes materiais, vinculados tanto a atividades para alfabetização quanto a textos que apresentam discussões sobre o tema:

  1. Textos da seção Pergunte à Olímpia

    Gênero e alfabetização: como promover esse encontro?

    Alunos repetentes ao encontro do conhecimento!

    SD: passos para ‘recuperar conteúdos’

     

  2. Publicações do CEEL (UFPE)

    Alfabetização e Letramento

     

  3. Plataforma Educação&Participação

    Canção “É hora de brincar”, Mestre Pê

 

Obrigada pelo envio das perguntas e fiquem à vontade para aproveitar esse trio que formei e continuar a prosa por aqui, certo?

Um abraço e até já,


Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento docente, gestos didáticos, sequência didática, planejamento de aula

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poema, Luiz Gama, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000