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sua prática / sala de professoras

Avaliação de crônicas, um gênero olímpico!

Portal Escrevendo o Futuro

01 de agosto de 2023

Olá, professor e professora!

Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.

A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.

A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!

Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!

Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,

Olímpia

Avaliação de crônicas: um gênero olímpico

Avaliação de crônicas: um gênero olímpico

Olá, Olímpia!
Que critérios devo obedecer ao avaliar a produção textual escrita (gênero crônica) de alunos do 7º ano?
Atenciosamente,
Ângela
Cara Olímpia.
Quais aspectos contemplar numa grade de avaliação de um texto do gênero crônica? Você tem um exemplo deste para mim?
Um abraço,
Sara

Caras professoras Ângela e Sara,

A questão proposta por vocês, especialmente em tempos de Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro,com o concurso de textos, parece-me muito apropriada e pertinente! Afinal, ensinar a escrever crônicas é um desafio tão importante para os alunos quanto saber como avaliar as produções, não é mesmo?

Foi exatamente pensando nisso que os materiais da Olimpíada foram elaborados, de modo que para além de ajudá-las no momento da avaliação, com a grade de critérios a serem analisados no texto, o Caderno “A ocasião faz o escritor” traz uma sequência didática (SD) para o ensino de crônicas.

Como bem sabemos, nossos alunos precisam de um trabalho sistemático e bem planejado para a aprendizagem e, nesse sentido, a proposta de SD pensada pela Olimpíadapara os 7º e 8º anos do Ensino Fundamental tende a colaborar bastante, favorecendo uma exploração ampla e muito aderente a diferenciadas necessidades de aprendizagem.

Como estamos falando especialmente sobre avaliação, penso ser fundamental retomar a ideia de que precisamos ter um olhar direcionado para três frentes, a saber, a avaliação diagnóstica (atrelada à checagem de conhecimentos prévios, já internalizados pelos alunos), a avaliação processual (foco da observação do professor de vivências dos alunos nas diferentes oficinas da SD) e a avaliação final (voltada à análise dos aspectos aprendidos, com o uso, por exemplo, de uma grade de avaliação).

Ainda sobre a avaliação, entendo que temos diferentes formas de checar o desempenho da turma, sendo a grade uma maneira interessante de pontuar os aspectos relativos ao gênero, levando os alunos a refletirem sobre pontos já contemplados e outros ainda em aberto.

Falando um pouquinho mais da grade (já que é a proposta da Olimpíada e vem ao encontro das necessidades de vocês e, especialmente, da pergunta da Sara), cabe destacar que ela é uma forma de averiguar o que foi aprendido sobre o gênero, ao longo das etapas de uma SD. Por essa razão, vale a pena apostar nas propostas de atividades apresentadas no Caderno do Professor, utilizando-as de acordo com a realidade e necessidades de cada turma.

Assim procedendo, a grade de avaliação poderá ajudar professores e alunos a olhar para o processo de ensino-aprendizagem, além de favorecer que os estudantes possam discutirsobre suas produções, o gênero em si e as distintas características.

Finalmente, sobre os critérios, recebem atenção aspectos voltados a “adequação ao gênero” e às “marcas de autoria”, contempladospor perguntas que instigam a cuidadosa e criteriosa análise para a avaliação textual. Vale lembrar quemencionei apenas alguns elementos por entenderquea leitura do material seja imperdível!

Para terminar, uma excelente novidade: o Caderno “A ocasião faz o escritor” ganhou uma versãovirtual, com oficinas adaptadas para o web e aliadas a jogos e recursos multimídias que contribuem de forma singular para o estudo sobre crônicas.

Obrigada pelo envio das perguntas e muito sucesso!

Um abraço e até já,

Olímpia

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